A solenidade oficial da 42ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, realizada no sábado, 26 de julho, contou com a participação da Diretoria da ABCCMM, associados, conselheiros, corpo técnico, convidados e diversas autoridades do setor Agro, celebrando a tradição e o legado do Mangalarga Marchador.
O início do evento ficou marcado pela participação de quatro criadores da raça, que representaram os elementos da natureza, que simbolizaram também, tradição, legado, evolução e futuro. Montados em marchadores eles retrataram ações e histórias que se entrelaçam com a trajetória da raça. José Frausino Junqueira, da Fazenda Traituba, Raphaela Tamiozzo Torezani, do Haras Santa Rosa, Maria Eduarda Engler, do Haras Yuri e Arthur Simão Tavares Abras, do Haras ST Abras.
Show de Drones
Após um emocionante show de drones iluminando o céu do Parque da Gameleira com formas e cores que celebraram a tradição e o legado construído pela raça ao longo dos anos, a solenidade transcorreu com a composição de palco pela Diretoria Executiva da ABCCMM.
Discurso
O momento solene foi marcado pela execução do Hino Nacional Brasileiro, seguido pelo discurso inspirador da presidente da ABCCMM, Cristiana Gutierrez, que ressaltou a relevância do bem-estar animal e evidenciou a certificação da exposição como a primeira do mundo a ser reconhecida oficialmente por seu compromisso com este princípio.
Ainda em sua fala Cristiana, enfocou as ações da gestão, bem como os pontos importantes da 42ª exposição Nacional.
Selo internacional
Logo após a fala da presidente, houve a entrega da certificação internacional concedida pela TUV Rheinland, em conformidade com o protocolo FAIR4THEM, reforçando a responsabilidade da ABCCMM na promoção de práticas éticas no manejo e cuidado dos equinos em todas as suas etapas.
Parcerias Institucionais
A cerimônia também incluiu a assinatura de um protocolo de interesse entre os órgãos de defesa agropecuária dos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O documento visa estabelecer uma colaboração institucional que promova a modernização e o fortalecimento do setor. Este foi um marco significativo, reforçando a união entre os estados.
Gestão do Parque da Gameleira
Durante solenidade oficial, o Governo de Minas oficializou a transferência da gestão e operação do Parque de Exposições Bolivar de Andrade, mais conhecido como Parque da Gameleira, em Belo Horizonte, para a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM).
A associação foi a vencedora do edital de seleção pública realizado pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) em 2024. A assinatura simbólica do contrato de gestão foi realizada pela diretora-presidente da ABCCMM, Cristiana Gutierrez, pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Fernandes e pela diretora-geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Luiza de Castro.
O contrato de gestão vai potencializar o uso do Parque da Gameleira, que tem área de 9 hectares no coração de Belo Horizonte, vai melhorar a estrutura do local para a realização de eventos. “Há possibilidade de vigência do contrato por até 20 anos e isso dá condição de investimento na estrutura para que o local seja uma vitrine do agronegócio mineiro”, avalia o secretário de Agricultura, Thales Fernandes.
Durante a cerimônia a presidente da ABCCMM, Cristiana Gutierrez, afirmou que o foco da associação será trabalhar para que o parque se torne um centro de referência não apenas para o mangalarga marchador, mas também para o agro mineiro, com estrutura, visibilidade e oportunidades para todas as raças.
Também neste contexto, foi realizado o descerramento simbólico da placa que nomeia o Complexo de Exposições, Feiras e Eventos Ministro Alysson Paolinelli, formado pelo Parque de Exposições Bolivar de Andrade e o Expominas. A homenagem foi instituída por meio da Lei Estadual nº 24.942, de 29 de julho de 2024, de autoria do Deputado Estadual, Antônio Carlos Arantes.
Homenagens a Personalidades da Raça
Uma parte emocionante da cerimônia foi dedicada às homenagens in memoriam, incluindo entrega de placa para familiares dos homenageados, entre eles, o saudoso diretor Social da ABCCMM, Mauro Paiva Neto.
Entre as homenagens, Rodinei Botelho Salomão, um veterano e respeitado inspetor técnico, recebeu a Medalha Rubens Pessanha, em reconhecimento ao seu trabalho exemplar ao longo de mais de quatro décadas.
Criação da Comenda Márcio de Andrade
Em uma nova iniciativa, a ABCCMM anunciou a criação da Comenda Márcio de Andrade. O primeiro agraciado foi o criador Pio Guerra Júnior, cuja trajetória no agronegócio é extremamente reconhecida.
Também neste momento, a comissão da Marcha Picada homenageou a presidente da ABCCMM, Cristiana Gutierrez com a comenda, em reconhecimento ao trabalho da gestão para o fomento da Marcha Picada.
Homenagens
Para encerrar a solenidade foram entregues ainda as placas para os colaboradores Eméritos, medalhas para os Beneméritos e para os criadores consagrados como Grandes Cavaleiros.
A noite foi fechada com apresentação musical em um espetáculo musical que deixou o público emocionado e vibrante. Comprovação que a Nacional reafirma a cada ano o seu papel fundamental no agronegócio brasileiro e no fortalecimento da identidade cultural nacional.
Conheça abaixo os homenageados da 42ª Exposição Nacional do Cavalo mangalarga Marchador:
In Memoriam
Benedito Batista Da Silva - Haras dos Óleos
Cláudio Maia Filho - Haras Morro do Chapéu
David Lacerda Fafá - Haras Brunella
Diego Rodrigues Vitral – Jurado ABCCMM
Fábio Araújo Reis - Haras e Fazenda do Salto
Haroldo Gusmão Cunha - Haras Hargus
Hélio Bernardo Plázzi Lazzéri - Inspetor Técnico ABCCMM
José João Salgado Rodrigues dos Reis - Haras S.R.R.
Lucia Maria Silva Junqueira Netto - Haras J.N.53 - Linhagem 53
Luiz Antônio Peres Flores - Haras Mariliza
Luiz Augusto Sacchi - Haras Mairiflor
Mauro Paiva Neto – Haras Maraba e ex-diretor Social da ABCCMM
Otávio Machado Neto - Haras Diamante
Paulo Guilherme Monteiro Lobato Ribeiro - Haras Conforto
Paulo Roberto Aureliano - Haras Fama
Paulo Sérgio Corrêa Vianna - Haras Canto da Mata
Robson Napier Borquio - Haras Bapuana e ex-diretor Administrativo da ABCCMM
Sebastião Eustáquio Ladeira - Haras Tão
Sérgio Ricardo Della Crocci - Haras Serena
Medalha Rubens Pessanha
Rodinei Botelho Salomão
Comenda Márcio de Andrade
Pio Guerra Júnior
Cristiana Gutierrez
COLABORADORES EMÉRITOS DA RAÇA
Adail Jacques Rodrigues - Haras Didito
Ana Paula de Castro Monteiro – Expedição a Cavalo
Epaminondas Castelo Branco Neto - Haras CB Montanha
Fábio de Oliveira Santos - Haras Rio das Pombas
Francisco Sérgio Allemand Manhães - Haras Moto Contínuo
José Carlos de Araújo Gomes - Haras Areia Dourada
Luís Guilherme Monteiro de Carvalho - Haras Candelária
Luiz Fernando Ramos Faria - Deputado Federal
Luiza Moreira Arantes de Castro - Diretora-Geral do Instituto Mineiro de Agropecuária
Marcelo Matos Cascudo - Haras Moringa de Alcaçuz
Marcelo Salgado Fabricante - Haras Fabricante
Márcio Gianordóli Teixeira Gomes - Inspetor Técnico da ABCCMM
Marcos Rezende Gomes Júnior - Haras Cristo Redentor
Rodrigo Galera de Jesus Madeira - Expedição a Cavalo
Ronaldo Pinto de Sá - Haras Taipabas
Vital Madeira Filho - Expedição a Cavalo
Wendel de Brito Lemos Teixeira - Haras Brito Lemos
GRANDE BENEMÉRITO DA RAÇA
Carlos Ferreira Da Rosa Junqueira Neto (Lalo) – Linhagem 53
Condomínio Rural - Criatório Nova Alcateia - Haras Alcateia
Fausto Falcão Pontual - Haras Preferência
Fazendas Reunidas Júlio Avelino S/A - Tropa Gironda
Geraldo Pinto Correia - Haras Yoyô
Maria Lúcia Ribeiro Capobianco Porto - Haras Catitó
Maria Zélia de Arantes Meirelles - Linhagem Angaí
Reginaldo Farasco Perna - Haras Boa Feira
GRANDE CAVALEIRO DA RAÇA
Antônio Josino Ribeiro Meirelles - Haras Meirelles
Antônio Clarete Zandonaide – Haras Hz
Geraldo Chaves Faria – titular do Prefixo Santana e ex-jurado da ABCCMM
Sergio Cabral de Sá – Haras Sapupara e ex-diretor de Desenvolvimento e Mercado da ABCCMM.