A ABCCMM tem a satisfação de anunciar que o 4º Campeonato Brasileiro de Esportes (CBE), realizado de 16 a 20 de setembro de 2026, no Parque de Exposições da Gameleira, em Belo Horizonte (MG), teve zero casos de doping entre os animais participantes.
Todos os exames realizados durante os cinco dias de competição apresentaram resultado negativo.
Mais do que um número, essa conquista representa um marco. Foi a primeira vez que o Campeonato Brasileiro de Esportes contou com a realização de exames de antidoping, uma iniciativa implantada pela atual diretoria da Associação e que nasceu de uma convicção simples: fortalecer a raça.
A coleta das amostras seguiu o Regulamento Antidopagem do evento.
Vale lembrar que o antidoping já é realidade em eventos da realizados pela ABCCMM, como a Exposição Brasileira do Criador, a Exposição Nacional e os Campeonatos Brasileiros de Marcha. Em março de 2026, a iniciativa também foi adotada na Exposição do Criador e igualmente celebrada com êxito.
A chegada do programa ao CBE reforçou as frentes de competição do Mangalarga Marchador no mesmo padrão de exigência. Para a diretora de Esportes e Provas Funcionais, Janete Campos, o resultado garante o bem-estar animal. "Um cavalo bem cuidado, preparado com critério e respeitado em sua condição física é a base de qualquer resultado legítimo. E é exatamente isso que o zero doping comprova", comprovou.
A ABCCMM agradece a todos os criadores, expositores, tratadores, veterinários e competidores que abraçaram o programa desde o primeiro momento. Um resultado assim não é conquista de uma gestão apenas. É conquista de toda a raça.