Mangalarga Marchador do Brasil

Obra mostra cavalgadas pelo mundo

  • Nicolas
  • 20/01/2016
  • 11h50

Contendo 228 páginas, linguagem leve e movimentada, a obra “Mangalarga Marchador do Brasil – A História da Raça e Cavalgadas pelo Mundo” já está à venda nas livrarias. O livro é uma produção da Comg Editora e retrata em belíssimas fotografias, desde a origem da raça até as cavalgadas dos Marchadores brasileiros no país e na Europa. 

Além das imagens, a publicação também conta com textos explicativos espelhados em português e inglês, que relatam a história do Mangalarga Marchador e enfatizam o uso vocacional no equoturismo e em cavalgadas, modalidade que vem crescendo no contexto turístico com viés ecológico, esportivo e também cultural.

A publicação foi dividida estrategicamente em quatro capítulos: as origens, as características, as cavalgadas e o evento Brasil 14 mil, para oferecer ao leitor uma visão ampla em todos os aspectos sobre a raça. O último capítulo retoma a marcha pioneira em que três cavaleiros cruzaram o país no lombo de seis garanhões MM, nos anos 90, e é composto de imagens da travessia em diferentes paisagens e relatos originais, além de passagens curiosas recontadas hoje pelo fazendeiro Pedro Aguiar.

Participação da Agro Maripá

Um dos pontos fortes do livro são as fotos das viagens a cavalo pelo mundo, que mostram praticantes e incentivadores do turismo equestre. Entre eles, está o casal Marcelo e Sophia Baptista de Oliveira, titulares da Agro Maripá. A paixão e a trajetória de vida de ambos com a raça Mangalarga Marchador ganharam um bom espaço na publicação. 

A obra, finalizada pelo CJ 31 Criação e Design, terá a primeira edição disponível com 1.000 exemplares. Além disso, serão distribuídos gratuitamente 300 exemplares para as Bibliotecas Públicas do Brasil.

Fotografias de profissionais

Com qualidade de imagens artísticas e de produção gráfica, e com o intuito de encantar o leitor com as belezas da raça, o livro segue os moldes da direção de arte de um foto-livro e conta com magníficas imagens feitas por especialistas em animais. Alguns dos fotógrafos escolhidos para participar da obra têm reconhecimento internacional. Os europeus se identificaram e se apaixonaram pela raça Mangalarga Marchador, tendo inclusive visitado o Brasil por diversas vezes para fotografarem a raça. Também foram utilizadas imagens de acervos museológicos para ilustrar os capítulos históricos com mapas, quadros de época, documentos e brasões de família.

Dentre os fotógrafos que participaram do livro estão Eric Renard, Paula da Silva, Sabine Steuwer, Sílvia Foco, Sophia Rondon Baptista de Oliveira e Astrid Oberniedermayr.

Pontos de venda

"Mangalarga Marchador do Brasil - A História da Raça e Cavalgadas pelo Mundo" está à venda, em São Paulo, na Livraria da Vila do Shopping Pátio Higienópolis (Av. Higienópolis, 618 - Piso Pacaembu) e na unidade da Rua Fradique Coutinho, nº 915. Em Ribeirão Preto e Rio de Janeiro, os exemplares estão disponíveis na rede de Livrarias Travessa e, em Belo Horizonte, na rede de Livrarias Leitura.