Marchador na Equoterapia

Alguns dos participantes das palestras que não conheciam qualidades da raça, como temperamento e andamento cômodo, puderam vê-las de perto nos Encontros de Equoterapia promovidos durante 36ª Nacional do Mangalarga Marchador.

  • YAGO ROCHA
  • 24/07/2017
  • 10h38

Realizado pela Associação Nacional de Equoterapia-Ande Brasil em parceria com ABCCMM, os Encontros de Equoterapia foram bastante produtivos e com ótima receptividade. Assim foi também a palestra A Utilização do Cavalo Marchador na Equoterapia ministrada dia 22 de julho por Carlos Rajão, dono Centro de Equitação e Equoterapia Gileade (CEEG), localizado no Sítio Sapé, em Sete Lagoas (MG).

O evento constitui-se em uma ótima oportunidade para fossem mostradas as qualidades do Mangalarga Marchador para os profissionais que trabalham com equoterapia. Alguns dos presentes não conheciam as características de temperamento e morfologia (medidas, proporções e angulações) da raça.

De acordo com Rajão, esses aspectos proporcionam um passo ideal para os programas de hipoterapia e educação/reeducação. O palestrante explicou ainda o diagrama e os tipos de marcha, além de suas eficácias nos programas pré-esportivos e para-equestres, principalmente, no paraenduro, devido sua facilidade de equitação e comodidade de sela.

Para a elaboração da palestra, Rajão contou com o apoio da equipe do Programa Mangalarga Marchador para Todos, da ABCCMM, e do médico-veterinário Robson Liboreiro que está fazendo a pós-graduação na Associação e faz parte de equoterapia no CEEG.