ABCCMM Informa

Estatuto é tema de workshop em Belo Horizonte

  • NACIONAL
  • 09/10/2015
  • 14h55

POSTADO POR ABCCMM EM SEXTA-FEIRA, 10/10/2014

 

Estatuto é tema de workshop em Belo Horizonte

Realizado na última segunda-feira (6/10), o segundo workshop sobre o Estatuto, que reuniu criadores, associados e Diretoria da ABCCMM no auditório do Instituto Mineiro de Agropecuário (IMA) em Belo Horizonte/MG.

O evento foi aberto pelo vice-presidente Antônio Sérgio Quadros Barbosa, que falou sobre a importância de se fazer um encontro democrático e transparente sobre as propostas de revisão do Estatuto da entidade, elaboradas pelos professores Mércio Rosa e Adriana Levy, da Fundação Dom Cabral, em conjunto com a Comissão de Reforma Estatutária.

Em seguida, o presidente Magdi enfatizou a importância da reforma estatutária vislumbrar o Código Civil vigente no país e a melhoria da gestão da ABCCMM no sentido de se resguardar o patrimônio da entidade, não só o financeiro, mas o relativo ao padrão da raça.

 

Novo modelo de gestão 

O professor Mércio Rosa iniciou sua apresentação, abordando o que chamou de “Definição do Modelo de Gestão”, e explicou que o Estatuto era apenas um dos aspectos da gestão.

Informou que o que estava sendo apresentado foi elaborado com base em 43 entrevistas realizadas com associados, mais as contribuições encaminhadas por e-mail ou via site, e de cinco reuniões anteriores, que foram iniciadas em maio de 2014.

De acordo com o professor, modelo de gestão, organização, governança, área técnica e mercado foram as principais questões registradas durante as entrevistas. No primeiro encontro da Comissão, em 20 de maio deste ano, foram levantados os pontos fortes da ABCCMM, as ameaças ou riscos, os focos de melhoria e as principais oportunidades.

A estrutura organizacional foi o tema que gerou maiores discussões e sugestões por parte dos associados no workshop da última segunda (6/10). Para o professor Mércio, o conceito “modelo de gestão” está relacionado ao conjunto de princípios básicos que norteiam uma organização.

 

Sugestões apresentadas 

Ao final do evento, foram anotadas as sugestões dos participantes  para que fossem aproveitadas na montagem da minuto do Estatuto. Foi decidido também que o organograma exibido no workshop seria divulgado no site da ABCCMM.

O presidente Magdi encerrou o encontro convidando os presentes a participarem dos próximos workshops que acontecerão este ano (veja quadro abaixo), e dizendo que espera receber mais contribuições dos associados.

 

Próximos workshops 

Limoeiro(PE) – 27 de setembro 2014 – Já realizado!

 Bragança Paulista (SP) – 11 de outubro 2014

Salvador (BA) – 18 de outubro 2014

Rio de Janeiro (RJ) – 1º de novembro 2014