Semana Temática é sucesso no portal

Médica veterinária responde dúvida sobre Nutrição

  • LUCIANA MAIA BRAGA
  • 10/10/2017
  • 17h07

Tem sido um sucesso a iniciativa do departamento de Jornalismo da ABCCMM em realizar a Semana Temática no portal. Muitos criadores têm nos enviado suas dúvidas. A pergunta de hoje é do Wellington Reis:

“Gostaria de um esclarecimento sobre o que pode estar acontecendo com meu cavalo. Ele está no sistema de confinamento sendo alimentado com ração concentrada (4 kg / dia ) capim picado o dia todo e a noite ainda com feno. Já foi vermifugado e aplicado alguns suplementos indicado pelas lojas de produtos agropecuários, porém, ele não aumenta de peso, não engorda mas também  não emagrece. O que pode estar acontecendo, ele é um garanhão de 7 anos .”

Quem respondeu a dúvida do Wellington foi a médica veterinária, Mayara Gonçalves.

“Olá Wellington,

Se seu cavalo não está engordando, ele pode estar consumindo (ingerindo) a quantidade de energia necessária para se manter, sem sobrar energia para ganhar peso. Por outro lado, se ele estiver com escore corporal próximo de 3, não há com o que se preocupar. Caso ele esteja abaixo do peso e escore ideal, você deve procurar um médico veterinário para fazer um exame completo, inclusive odontológico, e avaliar se está tudo bem com a saúde do seu garanhão. Se estiver saudável, o veterinário poderá verificar se há necessidade de trocar a ração para outra com mais energia e mais proteína, ou apenas aumentar a quantidade da ração que está sendo fornecida atualmente.

Tome bastante cuidado, pois cavalos confinados têm maior chance de desenvolver cólicas, por isso aumentar a ração sem a recomendação do veterinário pode ser arriscado. E lembre-se que o escore ideal é próximo de 3, pois o excesso de gordura é prejudicial à saúde do cavalo.”

Se você, também, tem algum assunto que deseja se aprofundar sobre o Marchador entre em contato conosco pelo email aline.perucci@abccmm.org.br. Continue acompanhando nosso portal e confira as dicas dos especialistas.

 

Foto: Henrique Ribas