Maneabilidade

Confira as dicas sobre a modalidade

  • LUCIANA MAIA BRAGA
  • 18/10/2017
  • 17h19

 

É cada vez maior o número de adeptos das provas esportivas com a raça. Para falar a respeito deste assunto, a terceira Semana Temática de outubro contará com a colaboração do gerente de Departamento de Esportes da ABCCMM, Julio Nottingham.  

Julio abordará textos explicativos a respeito de cada modalidade. O tema de hoje é a Maneabilidade Confira abaixo.

O dia a dia de uma fazenda tem inúmeras tarefas onde o cavalo e o cavaleiro trabalham em parceria. Algumas tarefas são simples e fáceis, outras são mais técnicas e complexas, mas, na fazenda, é no dia a dia que se aprende a fazer.
            Abrir e fechar uma porteira montado em um cavalo pode ser bem fácil quando já temos um animal treinado e o cavaleiro sabe “pedir” ou ajudar o cavalo da forma correta, para que ambos fechem e abram uma porteira com facilidade. Apartar um boi no pasto requer aptidão para o trabalho, tanto do cavalo como do cavaleiro e também um mínimo de treinamento para cumprir essa tarefa de forma satisfatória, sem permitir que o boi acabe, ironicamente, apartando o cavalo e o cavaleiro.
            Nos campos de uma fazenda existem também diversos obstáculos naturais, como córregos, valas e trilhas. Se aventurar nos pastos para verificar e corrigir as cercas da fazenda, entre outras inúmeras atividades, também fazem parte desse dia a dia.
            Agora imagine uma competição esportiva que se propõe a criar na pista situações similares ao que você encontra na fazenda! Essa é a prova de Maneabilidade do Mangalarga Marchador! Porteira, ponte, salto, recuo, balizas, tambores e outros artifícios criam inúmeras situações diferentes em pista, proporcionando uma competição dinâmica, divertida e cheia de adrenalina, onde os cavaleiros e cavalos com melhor técnica tiram proveito para atingir as melhores performances.
            Na prova de maneabilidade os animais com melhor qualidade de treinamento, seja com base de rédeas ou de adestramento, conseguem atingir desempenhos melhores, uma vez que encontram a sua frente figuras como a porteira. Para abrir e fechar uma porteira alguns exercícios de rédeas ou adestramento são importantes no treinamento. Você sabia disso?
            Ter um “cavalo na mão”, que execute bem os flexionamentos laterais e frontais, transições crescentes e decrescentes, esbarros e recuos de forma precisa, enfim, um desempenho que demonstre a formação de um bom conjunto (cavalo e cavaleiro) é algo básico em todas as modalidades equestres e na Prova de Maneabilidade não é diferente. Porém existem várias categorias, para diferentes tipos de cavaleiros, inclusive a “categoria iniciante” para aqueles que estão tendo suas primeiras participações em provas esportivas e vão começar a trilhar nessa estrada emocionante das provas esportivas do Mangalarga Marchador.

Para saber mais entre em contato conosco.


Julio Nottingham – Departamento de Esportes da ABCCMM
(85) 9 9718 9991
julionbl@gmail.com


Fotos: Fernando Ulhoa