A I Exposição de Inéditos do Cavalo Mangalarga Marchador de Alagoas, que aconteceu de 5 a 7 de setembro de 2014, na cidade de Arapiraca, ficou marcada pela qualidade apresentada em pista e na organização.
Realizada no Rancho Vovó Abdúlia, do criador Sérgio Murilo Pinheiro, e julgada pelo árbitro Fabiano de Abreu Bittencourt, a competição reuniu animais dos estados de Alagoas, Bahia, Sergipe, Pernambuco e Paraíba. A exposição atraiu o público local e contou com a participação expressiva de usuários do Mangalarga Marchador, que na oportunidade expuseram animais.
Durante o evento, aconteceu o 2º Shopping Amigos do Marchador, uma opção dada aos criadores para aquisição de novos exemplares da raça com parcelamento facilitado. Outro ponto de destaque da exposição foi a Vitrine dos Garanhões. A iniciativa possibilitou a apresentação de reprodutores de qualidade genética.
A ABCCMM incentivou a realização do evento com o envio da Boutique do Marchador e com o atendimento do serviço itinerante do Setor de Registro Genealógico (SRG). Na oportunidade, criadores locais resolveram pendências.
Como peculiaridade, a Exposição Inéditos de Alagoas também proporcionou a procura e adesão de novos sócios. Ao todo, 26 contribuintes foram registrados, número que a Associação considera significativo para um único evento.
A exposição superou as expectativas do coordenador da Associação de Alagoas, Fábio Dickson. “O público assimilou o que eu estava levando para a região, o conhecimento. Os estados vizinhos apoiaram e compareceram com animais. Foi muito importante a vinda do SRG”, comemorou.
Dickson já idealiza a realização do próximo evento. Ele planeja para o ano que vem novas parcerias que possibilitarão aos jovens, a proximidade com o Mangalarga Marchador.