Selando o Futuro

Aula Inaugural

  • PAULA MAGALHÃES
  • 18/09/2018
  • 13h04

Aconteceu ontem, dia 17 de setembro, no Regimento de Cavalaria Alferes Tiradentes – RCAT da Polícia Militar de Minas Gerais, no bairro Prado em Belo Horizonte, a cerimônia que inaugura a 3ª turma do projeto Selando o Futuro. Participam do curso de Tratador, 30 alunos, com idade entre 17 e 20 anos. São 25 homens e cinco mulheres.

Presente no evento, o presidente da ABCCMM, Daniel Borja, falou sobre a força do Mangalarga Marchador, a maior raça da América Latina e o mercado de trabalho no meio, que segundo ele carece de mão de obra qualificada. Daniel Borja também destacou o patrocínio da ABCCMM ao projeto e incentivou os jovens, “A nossa raça é forte, é carente de mão de obra qualificada. Se tiverem força de vontade, se empenharem, vocês serão profissionais do Mangalarga Marchador e terão a oportunidade de um futuro tranquilo, de construir família, ter segurança e qualidade de vida.”, enfatizou o presidente que também recebeu a homenagem da Polícia Militar.

Entre os presentes estavam representantes da Polícia de Militar de Minas Gerais, da ABCCMM, do Conselho Tutelar de Belo Horizonte, das casas de acolhimento Francisco de Paula, Nosso Lar, Casa dos Anjos, a Fundação Vicintin, do Projeto Anjos da Guarda, e da Associação Feminina de Assistência Social e Cultura – AFAS. Na ocasião, as autoridades receberam uma homenagem pelo apoio ao Selando o Futuro. A placa trazia os seguintes dizeres: "Sempre haverá uma Cavalaria. Quando os estribos se tocam está feita a camaradagem.”.

A Conselheira Tutelar Elaine Rocha, destacou que a iniciativa marca a vida dos jovens participantes, “É o momento de deixar o que já passou e buscar um futuro diferente, com valores, disciplina e dignidade a vida humana, independente do que já tenham vivido”, afirmou.

Durante as apresentações foram entregues a cada um dos estudantes os kits que serão utilizados ao longo das aulas. Fornecidos pela ABCCMM, além do uniforme completo, os kits tinham também, escovas, cordas, cabrestos e demais os itens utilizados nas aulas práticas.

Para as estudantes Sara Rodrigues e Ana Paula Estevão, ambas de 17 anos, o momento foi de alegria e expectativa. Elas conheceram o projeto por meio de uma conselheira tutelar. Para elas, o Selando o Futuro é uma oportunidade para a construção de um novo caminho, “Eu já gosto muito de cavalos e pretendo me dedicar ao máximo durante o curso, eu quero trabalhar e crescer na área.”, afirmou Sara. Já Ana Paula, que foi jovem aprendiz, vislumbra uma oportunidade de crescer profissionalmente “Quero ser uma profissional competente, mostrar a força das mulheres, não tem problema se a maioria é homem.”, finalizou.  

O projeto

Fruto de uma parceria entre a ABCCMM, a Polícia Militar de Minas Gerais e a AFAS, o Selando o Futuro tem o objetivo de formar mão de obra qualificada para o meio equestre. Divido por módulos é composto por aulas práticas e teóricas com duração de quatro meses. Após o curso os jovens serão direcionados para o mercado de trabalho.