O Conselho Deliberativo Técnico (CDT), se reunirá em 30 de abril de 2019 para discutir importantes temas da Raça, é o que informa o diretor Executivo da Escola Nacional de Árbitros (ENA) e presidente do CDT, Carlos Augusto Sacchi. Leia abaixo:
Na oportunidade, a palestra com o especialista em biomecânica, podologia e ferrageamento, o Médico Veterinário Luiz Gustavo Tenório, será aberta, além dos membros do Conselho, também aos Criadores, Técnicos de Registro e Árbitros. O evento ocorrerá no auditório do IMA, ao lado da ABCCMM às 14 horas.
Após a palestra, os membros do CDT se reunirão para o segundo encontro do grupo do triênio 2019-2021.
Na pauta, assuntos diretamente relacionados ao tema -- membros e aprumos.
Será proposta regulamentação inédita sobre os CASCOS dos nossos animais.
Essa é mais uma das várias medidas que objetivam a seleção de animais cujas características sejam natas e não impostas pelo homem. Entendemos que essa linha de atuação da área técnica, estabelecida desde o final de 2017, através da qual busca-se qualidades naturais, nos levará com maior consistência à uma seleção que privilegie a GENÉTICA do Mangalarga Marchador.
O CDT atual, assim como o anterior, será atuante no sentido de buscar em cada tema discutido profissionais de reconhecida competência para embasar cada decisão do Conselho.
A cada dia que passa e à medida em que o MM cresce, maior será a demanda por especialistas já que não será mais possível o amadorismo no trato de temas complexos que envolvem a Raça.
Diante disso, o CDT procurará sempre o assessoramento com grandes nomes das várias áreas que envolvem a equinocultura.
Já estão sendo programadas palestras seguidas de discussões sobre as embocaduras, a dopagem e o bem-estar animal.
Todas as palestras sobre os temas que forem de interesse da comunidade do MM serão abertas aos interessados, como ocorreu em 2018 com a palestra sobre selas da Luciana Kratschmer e a próxima do Luiz Gustavo Tenório.
Entendemos que é obrigação do CDT deliberar sobre os temas mas, paralelamente a isso, podemos difundir o conhecimento e levá-lo a abranger um maior número de pessoas. A Raça só cresce com isso.
Um abraço a todos,
Carlos Augusto Sacchi
ENA