Histórico das Campeãs das Campeãs

Dama da Barra do Rubim e Potira de Mairi

  • PAULA MAGALHÃES
  • 03/12/2019
  • 17h28

O 12º Campeonato Brasileiro de Marcha Picada revelou ao Brasil as éguas de destaque na temporada. Por isso, conheça abaixo um pouco da história das fêmeas Campeã e Reservada Campeã das Campeãs de Marcha.

  

A Dama da Marcha Picada

Campeã das Campeãs de Marcha CBMP 2019

Imponência no nome e no andamento, foi assim que assim que Dama da Barra do Rubim se apresentou paras as provas do Campeonato Brasileiro de Marcha Picada, Ano Hípico 2018/2019.

Nascida em três de janeiro de 2013, a égua que fez história no Parque de Exposições de Salvador, é filha de Marechal do Sauipe em Harpia do Pau da Rola.

Cria da Fazenda Barra do Rubim, na cidade de Jacinto, interior de Minas Gerais, Dama se adaptou muito bem ao Nordeste, atualmente, propriedade do Haras Cordeiro em Maranguape (CE), coleciona títulos em grandes exposições da região (Vitória da Conquista, Salvador, Feira de Santana...).  Mas nas vezes que competiu fora, sempre se saiu bem, inclusive em seu estado natal, onde foi Reservada Campeã de Marcha Égua Adulta Maior, na 38ª Exposição Nacional em Belo Horizonte. Portanto, o título de Campeã das Campeãs de Marcha Picada do 12º CBMP, veio para coroar o ciclo de muitas conquistas em eventos oficiais da raça.

 Créditos: Arthur Sérgio

 


 

Potira de Mairi

Reservada Campeã das Campeãs CBMP 2019

A Reservada Campeã das Campeãs de Marcha do 12º CBMP em Salvador é Potira de Mairi. Como o próprio nome já diz, a égua é natural da cidade de Mairi, também na Bahia. Nascida na fazenda Novo Oriente, 05 de outubro de 2012, é filha de Lampeão HO em Moça Nua de Mairi.

Mas foi do Haras Mascarenhas, localizado na cidade de Itabuna, que Potira saiu em busca de mais um título importante em sua trajetória. E ao entrar na pista do Parque de Exposições de Salvador, não decepcionou, foi Campeã Brasileira de Marcha Picada Égua Master, vitória que a permitiu fazer parte do seleto grupo de éguas que se destacaram no Ano Hípico 2018/2019.  

Com mais de vinte títulos na carreira, Potira de Mairi já participou e foi vencedora em duas Exposições Nacionais. Em 2018, foi Reservada Campeã Égua Adulta de Marcha e em 2019, foi Campeã de Marcha Égua Sênior.   

 Créditos: Arthur Sérgio