Você sabia que a crina dos animais também deve receber dedicação especial na hora do manejo e que em muitos criatórios há rituais para este momento?
Curta ou não, a crina bem cuidada protegerá o indivíduo da infestação de parasitas, bactérias e outras situações que podem provocar danos à saúde. Quando longas, elas precisam de manejo frequente.
Antes de começar a escovação, desembarace os fios com as mãos e divida-os em porções menores (amaciadores de fios poderão auxiliar nessa tarefa), em seguida escove uma mecha de cada vez, começando da raiz para as pontas. O ato de pentear irá desmanchar os nós feitos pelos morcegos, retirar ciscos, carrapichos e outras impurezas acumuladas.
Escolha uma escova adequada com cerdas moderadas e faça movimentos suaves para não causar dor ao animal, ferir, arrebentar os fios ou estressar o animal.
Quando for dar banho completo, ela deve ser a primeira parte a receber cuidados, pois é a parte mais alta do corpo. Elimina-se a sujeira de cima para baixo. É recomendado o uso de shampoo e condicionador, aplique produtos próprios para equinos e permita que os animais sintam o cheiro e se familiarizem com o perfume dos cosméticos para facilitar a aplicação.
Cavalos que vivem soltos e possuem crinas longas podem ter alguns fios arrebentados nas cercas ou vegetação. As tranças podem ser um auxílio para o controle do emaranhamento dos fios e para muitos é um atrativo a mais na aparência.
Não se esqueça, crinas com aspecto saudável e bonito são provenientes também do fornecimento de uma alimentação nutritiva. Além disso, estes momentos do manejo são excelentes oportunidades para se estreitar os laços de confiança e a amizade entre o cavalo e cuidador.
Foto: Roberto Pinheiro