Marchadores Pela Vida

Recursos garantem medicação contra o câncer na Bahia

  • PAULA MAGALHÃES
  • 14/09/2020
  • 10h46

Neste mês de setembro, mês de conscientização ao câncer infanto-juvenil com a campanha “Setembro Dourado”, as ações da Marchadores Pela Vida (MPV), mais uma vez, apresentam resultados satisfatórios para todos os envolvidos nesta causa solidária. 

Com os repasses da MPV, realizados desde o início de 2020, a instituição social Liga Álvaro Bahia, sediada em Salvador (BA), realizou a compra de medicamentos para o combate ao Câncer Infantil. Com a utilização do medicamento Ácido Arsênico, a taxa de mortalidade indutória (nos primeiros 30 dias de tratamento), em pacientes com Leucemia Promielocítica Aguda atendidos no Hospital Infantil Martagão Gesteira foi zerada.  

Originada a partir de uma transmutação nos cromossomos 15 e 17 e, recorrente entre os pacientes, chegava a 35% de mortalidade nos casos. Segundo a onco-homatopediatra do hospital, Juliana Costa, esse número se deve a gravidade da doença, “É uma Leucemia conhecida como uma das Leucemias mais graves, que quando recebíamos o paciente era uma emergência oncológica, pois sabíamos que ele poderia sangrar a qualquer momento e com o uso deste medicamento estamos evitando o sangramento no primeiro mês, estamos garantindo a sobrevida desses pacientes e melhorando todas as comorbidades e tudo que pode acontecer durante o tratamento”, explica. 

A presidente da MPV, Andrea Menegat, destacou a satisfação com o resultado alcançado, “É uma alegria enorme saber que o recurso destinado está sendo mais do que bem empregado, que está salvando vidas. Neste Setembro Dourado celebramos esta grande vitória que nos inspira a lutar ainda mais pela vida.”, conclui.