Curiosidade MM

Dente de Lobo

  • PAULA MAGALHÃES
  • 19/02/2021
  • 14h58

Considerado o primeiro pré-molar dos equinos, os chamados “dentes de Lobo”, estão localizados logo após os dentes caninos.

Em consequência do processo de evolução da espécie, atualmente, são desnecessários. Não possuem função para a mastigação dos animais e, muitas vezes, são fonte de grande sofrimento para o indivíduo. Pois provocam dor e ferimentos na bochecha e gengiva.

Com medidas variantes, e em geral, salientes em relação aos demais, os chamados Dentes de Lobo, aparecem, principalmente, nos machos. Os relatos em fêmeas são mais raros.

Dificuldade para se alimentar e resistência ao uso da embocadura - provocada pelo contato entre ambos - podem ser alguns dos sinais dessa presença indesejada.  

Nos casos mais graves é necessária a intervenção cirúrgica. A extração deve ser realizada com o animal devidamente sedado e sempre por um profissional habilitado em Odontologia Equina.

Vale lembrar aos criadores que uma avaliação odontológica periódica é importante, pois tais cuidados no manejo garantirão saúde e bem-estar para nossos amigos marchadores.