Enduro Equestre

Entenda como funciona

  • PAULA MAGALHÃES
  • 21/02/2022
  • 14h07

 

O Enduro Equestre, nova modalidade esportiva da qual o Mangalarga Marchador participará em 2022, prioriza a interação entre homem, animal e natureza. Realizado em percursos longos e rústicos, é capaz de impor interessantes desafios aos praticantes.

Resistente, versátil e cômodo, o Marchador é o companheiro ideal para esta aventura, que acontece em trilhas pré-definidas com extensão de 10 a 160 quilômetros percorridos em um mesmo dia. Em uma competição de enduro, o conjunto (cavalo e cavaleiro) pode escolher entre duas categorias de prova, Velocidade Controlada e Velocidade Livre.

Na velocidade Controlada, indicada, principalmente, para quem está iniciando neste esporte, o trajeto é executado em velocidade média previamente definida no cronograma da prova. Vence o conjunto que fizer o circuito no tempo ideal e apresentar o cavalo com melhor condicionamento físico.

Na Velocidade Livre, com distâncias entre 60 e 160 km, os competidores precisam, além de bom condicionamento, de planejamento estratégico, afinal o vencedor será aquele completar a prova em menor tempo.

As provas de Enduro são divididas em etapas, que também são chamadas de anéis. E ao chegar ao final de cada uma dessas etapas, o animal passa pelo vet-check". Durante o vet-check, haverá uma vistoria obrigatória com um médico veterinário credenciado para o evento, que avaliará as condições físicas e metabólicas do cavalo. Aprovado no exame, o conjunto terá um descanso obrigatório de 40 minutos antes de dar continuidade ao percurso.

Na próxima matéria acompanhe dicas de como se preparar bem para esta modalidade esportiva.