Membros e aprumos

Avaliação acontecerá antes da rédea livre

  • PAULA MAGALHÃES
  • 20/09/2023
  • 17h42

A avaliação dos membros e aprumos é um ponto importante no julgamento dos concursos de marcha e passará a acontecer antes da Rédea Livre, sem acréscimo de tempo extra ao concurso.

Essa definição foi concluída após os encontros de jurados que ocorreram após a 40ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador e funcionará da seguinte forma:

No momento que a tropa parar para a apresentação na rédea livre, o conjunto cavalo/cavaleiro será convocado em ordem de catálogo e deverá se apresentar de forma perfilada, na marcha de um lado a outro da pista, para ser avaliado e visto de frente e por trás pelo jurado, e em sequência, sair a passo para a avaliação da marcha em rédea livre. A critério do jurado, os conjuntos poderão ser chamados em dupla.

De acordo com o coordenador do Colégio de Jurados, Carlos Augusto Sacchi, essa iniciativa foi de aceitação unânime do quadro, sempre com o enfoque na qualidade. “O que o cavalo nos oferece é o movimento. Dessa forma, precisamos ter muita responsabilidade sobre a qualidade dos membros e aprumos da tropa. Assim teremos animais com maior vida útil”.