A tradicional cavalgada Padânia reuniu no final de outubro de 2023, cavaleiros do Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Pernambuco e Ceará para mais uma mais uma aventura ao lombo do Mangalarga Marchador.
Em um percurso de 140 km, entre Lapa (PR) até São Luiz do Purunã (PR) a turma apreciou o cenário de paisagens naturais compostas por serras, rios, cachoeiras, picos e cânions, momentos inesquecíveis proporcionados pela raça, como informou o diretor de Esportes e Provas Funcionais da ABCCMM, Maurício Camera Pierrotti , que mais uma vez fez questão de estar presente na edição.
Essa foi a décima primeira edição do evento. Para o idealizador, Bernado Bório cada viagem é uma experiência única. “Fazemos questão de fornecer animais bem equitados, com temperamento adequado e que conduzam os cavaleiros com tranquilidade por trilhas um tanto desafiadoras, mas que valem a pena o contato, contemplação com a natureza, momentos de relaxamento e interação com o cavalo. “Uma vivência que recomendo para todos os fãs da raça”, comentou.
Bório conta que a atividade começou em 2010. A região até então sediava etapas do antigo projeto Sela de Ouro/ Caminhos Gerais e atraia criadores de todo o Brasil, dessa forma sempre com grande procura e adesão, Bernardo adaptou iniciativa e passou a realizar particularmente a própria cavalgada.
Promover o intercâmbio de culturas é outro ponto forte dos encontros, sempre regados nos momentos de descanso com bom vinho, culinária típica e música do sul.
A troca de ideias a respeito do mundo equestre é sempre pauta, e o assunto da arte de criar sempre rende boas prosas, como conta Bernardo. “O que vale é o encontro de amigos que amam o Mangalarga Marchador. A cada edição uma nova história para contar, vale muito toda a presença e entrega dos cavaleiros, sempre uma honra recebê-los”.