A Diretoria da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador, no uso de suas atribuições informa a criação da Comissão de Estudos Antidopagem.
A ação da atual gestão visa um aprimoramento e melhoramento dos conceitos, procedimentos e o bem-estar animal, em cumprimento a legislação brasileira e internacional.
O trabalho dos integrantes terá foco em assuntos técnicos e específicos, bem como procedimentos e normativas referentes a antidopagem, além da conscientização dos criadores e profissionais da raça na prevenção e melhores ações para o tema em questão.
A comissão será formada membros do Conselho Deliberativo Técnico (CDT) representando criadores, veterinários, membros da Diretoria Executiva e consultores externos.
A médica veterinária, Cynthia Daniela Feliciano, graduada pela UFMG, especialista no preparo/treinamento de cavalos atletas e membro do Conselho Deliberativo Técnico da ABCCMM assume a presidência da comissão.
Veja abaixo os demais integrantes:
André Nascimento Monteiro – Especialista em fisiologia e bioquímica do exército, membro do Conselho Deliberativo Técnico da ABCCMM.
Felipe Brandão Costa – Médico Veterinário Graduado pela PUC Minas, membro da Sociedade Internacional de Patologia Locomotora Equina e profissional da Federação Equestre Internacional (FEI/PTV).
Henrique de Melo Machado – Zootecnista e Superintendente do Serviço de Registro Genealógico da ABCCMM.
Jorge José Rio Tinto de Matos – Médico Veterinário Graduado pela UFRRJ, mestre e doutor em clínica cirúrgica e veterinária.
Rafael Falci Pereira de Mello – Médico Veterinário Graduado pela PUC Minas, especialista em ortopedia de equinos e atuante em medicina esportiva dos equinos.
Compõem também a comissão, os diretores da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador:
Maurício Camera Pierrotti – Diretor de Esportes e Provas Funcionais da ABCCMM.
Paulo Henrique Brant de Araújo – Diretor Financeiro da ABCCMM.
Vale ressaltar, que todo estudo passará também pela validação dos integrantes da Comissão de Ética da ABCCMM.
A Associação oferecerá momentos oportunos e abrirá espaço para receber sugestões dos associados e profissionais do meio.
O resultado será apresentado na sequência e divulgado para os associados em relatório técnico, elucidativo e de fácil compreensão de todos.