A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) criou, em 13 de agosto de 2024, a Comissão Nacional de Equideocultura.
Esta Comissão será presidida por Cristiana Gutierrez, presidente da ABCCMM, que na mesma data esteve com o presidente da CNA, João Martins, em reunião na sede da entidade, em Brasília.
Conforme a própria Confederação, os principais eixos abordados por esta Comissão serão: qualificação de mão de obra; a comercialização de material genético; sanidade animal; esportes e outros temas a serem definidos pela comissão.
Sobre a nova Comissão, Cristiana destaca: “A criação desta comissão é um importante passo para que possamos trabalhar, cada vez mais, pela expansão e profissionalização deste setor que é responsável por uma relevante cadeia produtiva que se fortalece ano após ano.”
Também participaram do encontro o diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi e o presidente do Sistema FAEMG/SENAR, Antônio Pitangui de Salvo.
Atividade que engloba da criação de cavalos, asininos e muares, a equideocultura brasileira, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) possui um plantel de aproximadamente 6,8 milhões de cabeças.