Após encerramento das análises laboratoriais dos exames de antidopagem da 41ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, a Diretoria Executiva da ABCCMM, compartilha com os associados e demais interessados, o relatório recebido no dia de hoje, com estatísticas descritivas dos resultados dos exames.
Nossa avaliação é muito positiva, pois demonstra uma forte redução do número de animais com resultado adverso, ainda considerando que, este resultado é fruto do trabalho conscientizador da comissão criada no final do ano passado e da atitude dos criadores, expositores e profissionais envolvidos pensando em melhores práticas de saúde e bem-estar animal.
Ressaltamos que, em 2024 aumentamos o número de exames realizados em mais de 100% em relação ao ano anterior, e obtivemos 5,79% de resultados adversos permitem considerar o evento com uma competição ética e de igualdade.
Os próximos passos serão das Comissões Julgadoras, momento em que o responsável pelo animal será chamado para apresentação dos resultados, julgamento e aplicação das punições previstas no regulamento previamente publicado e acordado pelos expositores.
O compromisso da atual diretoria é da melhoria contínua desse processo e implantação de testes em outras competições ao longo do corrente ano.
Clique aqui , para leitura do laudo completo.