Na tarde, desta sexta-feira, 1 de novembro de 2024, penúltimo dia das competições do 17º Campeonato Brasileiro de Marcha Picada, a solenidade oficial celebrou, direto da pista de julgamentos, o sucesso desta edição que reuniu, juntamente com 1ª Exposição Especializada de Marcha Picada do Norte de Minas, 468 animais, exclusivamente de Marcha Picada no Parque de Exposições João Alencar Athayde.
Na presença de expositores, associados, visitantes, corpo técnico e demais colaboradores do evento, participaram da cerimônia, a presidente da ABCCMM, Cristiana Gutierrez; a diretora de Eventos, Georgina Penna Costa; O presidente do Núcleo Mangalarga Marchador do Norte de Minas, Sandro Fusca, acompanhado de sua diretoria; o presidente da Sociedade Rural de Montes Claros, José Henrique Veloso; o presidente do Sindicato Rural de Montes Claros, Alexandre de Aguiar Rocha, o Secretário de Agricultura e Abastecimento, Osmani Barbosa Neto; o vice-prefeito eleito Otávio Rocha, o atual vice-prefeito e prefeito eleito de Montes Claros, Guilherme Guimarães e outras autoridades locais.
A edição 2024 também faz parte da série de eventos comemorativos pelo aniversário de 75 anos de fundação da ABCCMM, celebrado oficialmente em 16 de julho.
Em seu pronunciamento, Cristiana Gutierrez reafirmou a força da raça na região e, em seguida, destacou os avanços da Marcha Picada: “Ao voltarmos à história de 75 anos da nossa ABCCMM, comemorados nesse ano de 2024, observamos que o andamento vem ganhando força desde 2004, quando, na gestão do presidente Nelson Boechat, voltou a ser julgado nos eventos oficiais. Desde então, a Marcha Picada vem ganhando cada vez mais espaços e adeptos. Pontuou a presidente. Não podemos deixar de mencionar a grande evolução e o nível de excelência alcançado pela tropa e demonstradas nestes dias de julgamentos. ” Pontuou a presidente.
O presidente do Núcleo, Sandro Fusca, anfitrião do evento, agradeceu a presença de todos: “Agradeço a todos os expositores que vieram de 13 estados do Brasil e fizeram deste o maior CBM da história, fizemos o melhor para receber todos vocês neste Campeonato Brasileiro de Marcha Picada. Contem sempre com o Núcleo de Montes Claros. Obrigado a todos que trabalharam neste evento. ”
O criador e presidente da Sociedade Rural de Montes Claros, José Henrique Veloso, enfatizou a edição do CBM na cidade: "Nós estamos marcando um momento fundamental para a raça e para a criação do Mangalarga Marchador no Norte de Minas. Com um evento igual a esse, tenho certeza que a criação da Marcha Picada na região vai aumentar vertiginosamente. Tivemos um trabalho de grande qualidade no Parque de Exposições João Alencar Athayde. Isso é uma honra para nós.”
Homenagens
Na ocasião, pelos importantes trabalhos de fomento a raça, receberam homenagem, a Sociedade Rural de Montes; o Núcleo MM do Norte de Minas; Alexandre Antônio Miranda Vianna, titular do Haras Canaã e diretor financeiro do Núcleo MM do Norte de Minas; Rodrigo Ribeiro Cunha, titular do Haras Santa Rosa de Lima, diretor Administrativo do Núcleo MM do Norte de Minas e o criador Rossini de Miranda Vianna, titular do Haras Japoré, que há quase 50 anos se dedica a criação e expansão do MM.
Novo Diretor Social
Também durante a Solenidade do 17º CBMP foi informado o nome do Novo Diretor Social da ABCCMM. O criador Marcos Antônio Lins Siqueira, do Haras Paraíso, na cidade de Pombos - Pernambuco, foi nomeado para a função e ocupará o cargo até o fim de 2025. A nomeação do novo Diretor Social ocorreu conforme previsto no Artigo 41 do Estatuto Social da entidade, que versa sobre a vacância em cargos da Diretoria Executiva. Neste caso, em consequência da morte do então diretor Social, Mauro Paiva Neto - Haras Maraba, ocorrida em 5 de agosto de 2024, e que deixou uma enorme lacuna na raça.