A Comissão Executiva de Controle de Dopagem da ABCCMM, esclarece que os processos de apuração e punição para as infrações de dopagem animal são procedimentos complexos que permitem assegurar o direito de defesa dos criadores e expositores, previstos por questão estatutária.
Foram coletadas 276 amostras de urina, durante a 41ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador seguindo regramento de padrão internacional, todas filmadas, em concordância de seus responsáveis em kits importados específicos para animais, cada qual com seu código de barra, o que permite rastreio por toda cadeia de custódia. Amostras analisadas pelo LBCD, laboratório credenciado pela Agência Mundial de Antidopagem e ISO / IEC 17.025.
Cumprindo regras de análise de padrão internacional, todas as amostras foram duplamente checadas e o primeiro relatório apresentado em 03/09/24.
Nova checagem realizada pela médica veterinária RT do LBCD e encaminhada em 07/10/24 o relatório final de gestão de resultados para Comissão de Ética dar sequência ao julgamento dos processos e se necessário for, recorrerá à Comissão Técnica Especial para Recursos de Dopagem do Conselho Superior.
Esclarecendo que cada processo pode demandar tempo específico, permitindo aos expositores se defenderem, requerer contraprova e outras provas. Informamos que todos os expositores da 41ª Exposição Nacional do Cavalo MM ao inscreverem seus animais concordaram com o regulamento de antidopagem.
Por solicitação da Comissão de Ética todas as amostras foram novamente checadas pelo LBCD e reencaminhadas a esta Comissão em 25/10/24.
Confirmando 17 Resultados Analíticos Adversos (RAA) para substâncias proibidas, sendo 2 resultados para um mesmo animal (campeonato em sua categoria e grande campeonato), portanto, 16 animais com RAA para as substâncias proibidas. Esclarecendo que serão 16 processos tendo em vista que 2 resultados se referem ao mesmo animal. Sendo, 8 animais da Marcha Batida, 6 animais da Marcha Picada e 2 animais das Provas de Esporte.
Sendo assim, uma vez concluídos os processos, as sanções serão aplicadas e publicadas no site oficial da ABCCMM conforme ART 12 do Regulamento, além de devidas reclassificações.
Clique aqui e confira a anotação da Responsabilidade Técnica do Estabelecimento
Clique aqui e confira o Certificado de Registro de Pessoa Jurídica do Conselho