Luiz Carlos Bueno Ferreira (in memoriam)

Haras Passo Fino

  • PAULA MAGALHÃES
  • 02/09/2026
  • 18h07

A raça Mangalarga Marchador se despede do criador Luiz Carlos Bueno Ferreira, titular do Haras Passo Fino, em Jaguariúna (SP).

Com trajetória marcante na medicina, Luiz Carlos também se destacou na criação do Mangalarga Marchador, com 40 anos de dedicação à seleção e ao aprimoramento da raça.

Sócio da ABCCMM desde 1986, teve participação ativa no desenvolvimento do Marchador, especialmente no estado de São Paulo.

Sua contribuição também foi reconhecida pela ABCCMM, que o homenageou com os títulos de Grande Benemérito, em 2002, e Grande Cavaleiro da Raça, em 2024.

Formado pela Faculdade de Medicina de Botucatu, realizou residência em Pediatria no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e tornou-se especialista em Pediatria e Neonatologia. Ao longo de sua trajetória profissional, ocupou posições de grande responsabilidade, entre elas a chefia da equipe de Neonatologia do Hospital São Luiz, em São Paulo.

Luiz Carlos Bueno Ferreira deixa como legado a dedicação à vida, exercida por meio da medicina, e a paixão pelo cavalo Mangalarga Marchador, à qual dedicou tantos anos de sua trajetória e que também transmitiu ao filho, Luiz Carlos Bueno Ferreira Junior, que hoje segue à frente do Haras Passo Fino. 

Aos familiares e amigos, a ABCCMM manifesta seus sentimentos e sua solidariedade neste momento de despedida.