Marchador também é leitura e cultura

Concorridos os lançamentos de publicações durante a 36ª Nacional. Revistas não faltaram para manter o criador informado. Cada uma com um foco, com novas e velhas histórias, notícias e muita informação.

  • Jornalismo ABCCMM
  • 29/07/2017
  • 16h30

Revista Oficial da ABCCMM

“O Cavalo do trabalho e do lazer”. Este foi o tema de capa da revista da Associação nº 88, ano 28, de julho de 2017, lançada na 36ª. A publicação traz no rodapé a informação que a ABCCMM está prestes a bater a casa dos 14 mil associados. Virando a página, no editorial, o presidente Daniel Borja fala das novidades para a Nacional, dos projetos da Diretoria, de números, de recordes e convida a todos para o maior evento do Marchador.

O leitor poderá se entreterer também com as notícias do esporte, as exposições realizadas no ano, artigos técnicos e novidades no Marchadores pela Vida. Os números que estão por trás dos leilões também mereceram uma matéria de destaque.

Oportunidade de conhecer os novos sócios e ter um balanço da movimentação financeira da raça com os leilões chancelados. A foto de capa é de autoria de Kiko Catelli, no Haras Tropa do Frisa, localizado em Araçatuba (SP). São quase 200 páginas para se correr os olhos com carinho e ter um posicionamento do Marchador no cenário nacional.

Top Marchador

O criatório Haras das Paineiras é a capa da Revista Top Marchador que traz entrevista exclusiva com o presidente Daniel Borja que fala sobre Marcha Picada, sobre a Nacional, projetos da atual Diretoria, CBM, dentre outros temas. A publicação inclui reportagens sobre os diversos haras que se destacam na Marcha Picada – foco da edição.

Artigos técnicos, matéria com Lucas Lira, como profissional de destaque, a cobertura das exposições de Goiânia (GO), Gravatá (PE), Irerê (BA) e Vitória da Conquista, além de uma entrevista com Saulo Faria, da Associação da Bahia, completam a edição de 210 páginas e editada pela jornalista Paula Viotti.

Revista do Sul de Minas

Com a capa da produção de Favacho Estanho, a revista do Núcleo do Sul de Minas traz, dentre outras reportagens, uma matéria com Viviane Oliveira Naves Vilela esposa de Eduardo Barbosa Vilela, o Picolé, contando sua história e do criatório Rio Grande. Quem também tem sua história contada é o criatório Pedra Negra que hoje está nas mãos de Tiago de Resende Garcia, árbitro da ABCCMM e responsável pela Escola Nacional de Árbitros (ENA), herdado pelo pai José Garcia Filho (Zequinha). Artigo assinado por Bruno Teixeira intitulado Sugestões ao Padrão também pode ser conferido, bem como reportagem sobre Paredão do São José, um cão da raça Foxhound, que se tornou uma lenda nas caçadas ao veado e na produção de filhos. Na seção Fala Presidente, Maurício Araújo, dá o seu recado. A redação da revista ficou a cargo de Alex Luiz Silva Barbosa.

Revista Criatórios

Na sua sexta edição, a Revista Criatórios do Marchador celebra os 115 anos da existência da tropa 53, linhagem que gerou alguns pilares da raça. A publicação conta a história da família Junqueira Netto, traz matérias das principais haras e fazendas que carregam a genética 53, tais como a da Colina, Águas JM, Viajeiro, Beija-flor, Sabe, Lago Negro, Alcatruz, Fajardo, dentre outros.

As matrizes e garanhões que propagaram o sangue 53 mereceram matérias especificas. Quem assina o editorial é o também criador Helder Rabelo. Izabela Beirão é a editora e jornalista responsável. A publicação tem 166 páginas e a foto de capa traz a marca do ferro na brasa da tropa 53 nas lentes de fotógrafo Kiko Catelli.

SP Marchador

Com chamada de capa “A Evolução do Mangalarga Marchador em São Paulo”, a publicação editada pela jornalista Renata Marques, que passou a fazer parte da Comunicação da ABCCMM, traz o que há de mais atual no mercado de São Paulo, estado que é o terceiro em número de animais da raça. A edição conta a história dos principais criatórios paulistas repercutindo ainda a superação do Marchador diante da crise política e econômica instalada no país.

Um dos entrevistados foi o presidente da ABCCMM, Daniel Borja, que abordou a força da raça no estado e citando-o como “um dos mais engajados na evolução do Marchador” e o terceiro no ranking de criadores.

Paulo Guilherme Monteiro Lobato Ribeiro, titular do Haras Conforto, assina o artigo “O Marchador e SP” no qual aponta caminhos para o crescimento da raça nesta unidade federativa. Reportagem com Donald Strang conta um pouco da história do criatório de Araçatuba, assinada pelo escritor Ricardo Casiuch. A publicação em capa dura e com 188 páginas sintetiza a criação do Marchador no coração econômico do Brasil.

Revista da ACCMMERJ

Com uma sugestiva capa não mostrando cavalos, mais sim a beleza de um calçadão e praias cariocas, a publicação “ACCMMERJ Marchando com o Rio” traz como chamadas um artigo técnico assinado pelo zootecnista Luiz Roldão Menezes intitulado “Pastagem para equinos: a escolha da gramínea ideal” e mais “Peões de sucesso” e a “32ª Estadual do Rio de Janeiro”. A chamada maior aborda a 36ª Nacional tratada como um evento de tirar o fôlego e traduzida pelos diversos recordes alcançados.

A revista mostra o sucesso da Exposição de Itaipava que reuniu 319 animais do RJ, MG, SP e ES. O evento foi prestigiado pelo presidente Daniel Borja e seu vice, Maurício Zacarias Filho.

No editorial “Aqui tem Paixão”, Flávio Tavares Fernandes, presidente do Núcleo do Rio, comenta os dribles que a raça tem dado na crise pela qual o país atravessa e finaliza com uma chamada para a 36ª Nacional.

Revista Marchanews

Com mais 220 páginas foi lançada a Revista da Marcha News durante a 36ª Nacional. Assinam o editorial Henrique Viana, Luiz Felipe e Cristiano Ladeira que convidam para o maior evento da raça. Na capa, Iate Alcateia, eternizado na foto de Catelli. A publicação traz as chamadas para matéria do Haras Três Corações com 30 anos de seleção e para entrevista com Mário Figueiredo, da Três Barras. 

Na seção Você Lembra, matéria falando da trajetória de Tabatinga Predileto na raça. Ele deixou apenas 86 filhos, mas é um dos notáveis garanhões do Marchador. Entre as figuras entrevistadas, Sérgio Aguiar, do Haras Sacromonte, é destaque. Para quem aprecia artigos técnicos o tema Pastagens: Recuperar ou Reformar convida para uma boa leitura. O Haras Bavária está estampado na seção Celeiro de Campeões. Assina a edição o jornalista Diogo Heller.

Tropa 53 da Top Marchador

Outra publicação da Top Marchador é o especial 115 Anos de Seleção da Tropa 53. A linhagem idealizada pela família Junqueira Netto e dissecada nas reportagens da jornalista Renata Marques. Muita história para contar perpetuadas de geração para geração cujos personagens ganham homenagens póstumas na edição.

Destaque também para entrevista com Carlos Junqueira Netto, mais conhecido como Lalo, da Fazenda Rio Pardo, que fala de seu trabalho de seleção, de caçadas ao veado, das amizades feitas ao longo da vida através do Marchador e o futuro que imagina para a raça.

A revista traz ainda um tributo a Haroldo Junqueira Netto assinado por Luiz Augusto Sacchi, do Haras Mairiflor. O artigo técnico prestigia Lírio 53, com um artigo retirado da Revista Criadores, de outubro de 1987. O fotógrafo Kiko Catelli mostra a arte da fotografia em uma galeria de encher os olhos.   

Top Marchador na região Sul

Mais uma publicação da Top. A edição Ano 16, de 2017, traz um caderno especial mostrando a expansão da raça no Sul do Brasil, onde o domínio ainda é do Crioulo. A reportagem foca a criação do Haras Texto, localizado em Novo Hamburgo (RS).

Passando as páginas, entrevista com Renato Diniz, gerente do Haras Figueira, de Antônio Santos Silva. Ele fala do incessante aprimoramento profissional, da fidelidade ao criador e das dificuldades enfrentadas no exercício da profissão.

Em se tratando de artigos técnicos, a revista traz um sobre lesões ortopédicas e outro com foco no tratamento dentário. Confira também um ensaio fotográfico com o fotógrafo Júlio de Oliveira na seção Top Teen, retratando a garotada do Marchador. As reportagens da revista, de 162 páginas, são de Renata Marques.

Clube do Cavalo de Cruzília

O Núcleo Berço da Raça também lançou sua revista durante a 36ª Nacional. Quem assina o editorial é o presidente João Marcos Lollobrigida, que fala da ampliação do número de sócios da regional, dos encontros Tarde e Prosa e da construção do pavilhão de baias Ivan Maciel, no Clube do Cavalo de Cruzília.

A publicação traz uma reportagem sobre o Museu Nacional do Mangalarga Marchador prestes a comemorar cinco anos de existência. O tema quiropraxia veterinária é enfatizado em artigo técnico da Dra. Camila Morandini. É possível ver também matéria enfocando as riquezas do Sul de Minas, com um roteiro repleto de atrativos turísticos, gastronômicos e ecológicos. Uma página é dedicada ao presidente da ABCCMM, Daniel Borja, onde ele valoriza e reconhece a importância da região para o Mangalarga Marchador. São 146 páginas de reflexão.  

Fotos: Clau Silva