Grandes desafios para sobreviver

Claudio Gomes Vieira

  • Nicolas
  • 05/05/2015
  • 10h23

Foto: Fala Presidente -  Claudio Gomes Vieira

            Realizar exposições com boa visibilidade. Este é o objetivo do Núcleo da Castelo, sediado em Barueri (SP), e que promoveu no final de fevereiro e inicio de março de 2015, a 5ª Expô Marcha Paulista, em Avaré (SP).  

            O evento, o mais importante realizado pelo Núcleo, contou com 230 animais de sete estados da federação, além de São Paulo, é claro. São eles: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal e Mato Grosso.

            Terminada a exposição, o presidente do Núcleo, Claudio Gomes Vieira, mostrou-se bastante satisfeito com a qualidade dos animais reunidos no certame. E foi enfático ao afirmar: “Nosso objetivo não é competir no Ranking de Núcleos. Sou totalmente contra ele, porque isso faz com que a ética seja suplantada pela ganância. O problema é que os Núcleos acabam invadindo a região de outros, em função de premiações. Não concordo com isso!”

            Questionado sobre como o Núcleo sobrevive, ele informou que a entidade não cobra mensalidade dos cerca de 150 associados. “Este é um dos nossos maiores desafios. Para promover nossos eventos, corremos atrás de patrocinadores, porque só com o que arrecadamos com a inscrição de animais não basta,” comentou Cláudio, que informou ainda que não conta com o apoio financeiro da ABCCMM.

            O Núcleo da Castelo abrange os municípios que integram a rota de 315 quilômetros da Rodovia Castelo Branco, em São Paulo, e depois em uma linha reta imaginária até a divisa com o Mato Grosso do Sul. Neste trajeto estão as cidades de São Roque, Sorocaba, Itu, Indaiatuba, Campinas, Boituva, Porto Feliz, Tatuí, Cesário Lange, Botucatu, Itatinga, Avaré, Arandu, Cerqueira César, Águas de Santa Barbara, Ourinhos, Bauru, Lins, Marília, Araçatuba e Presidente Prudente.

            O mandato do atual presidente da Castelo termina em 2017, quando o Núcleo completará 25 anos. “Nosso objetivo é fazer uma grande exposição em 2017, para comemorar a data, e um grande leilão presencial” completou.

            Além da Expô de Avaré, realizada de forma pioneira com a raça Nelore desde a sua primeira edição, a entidade promove também a Expô de Ourinhos e a Expô de Itapetininga.