Suporte aos criadores

Roberto alves ribas

  • Jornalismo ABCCMM
  • 01/07/2014
  • 16h30

Foto: Fala presidente 3 - Roberto Alves Ribas

 

            O Núcleo dos Criadores do Centro de Minas já tem uma década de história. Presidida por Roberto Alves Ribas, a entidade proporciona além do elo dos criadores com a ABCCMM, o suporte na área técnica. 

            À frente da entidade por dois mandatos, Ribas consegue aliar a função de presidente do Núcleo com a de árbitro da ABCCMM.  Entusiasmado, trabalha para o fomento do Mangalarga Marchador na região.

            Recentemente, o presidente teve a satisfação de acompanhar a construção da sede própria do núcleo construída no parque de exposições em Curvelo (MG). “Acabamos de inaugurar a nossa casa, onde servirá para receber os visitantes durante nossas exposições. Ela será útil também para reuniões, cursos, e principalmente para o funcionamento do escritório do núcleo. Foi uma obra cara, que só se concretizou com a colaboração dos criadores amigos, que doaram e compraram coberturas. Após três anos de arrecadação, conseguimos viabilizar a obra”, informou.

            Segundo o presidente, as cavalgadas, os concursos de marcha e a Equoterapia são as atividades da região que utilizam a raça. Com a organização de duas exposições por ano, Ribas pretende estender os eventos no Centro de Minas, realizando uma copa de marcha no início de 2015 e apoiando as exposições regionais de Serro, Pirapora, Três Marias, Paraopeba, entre outras. 

            Para o segundo semestre, o dirigente já programa para Outubro, a exposição regional. Segundo ele, esse tipo de competição é oportuna para rever amigos, fazer negócios, além de apresentar e comparar animais. “Em casa todos os animais são campeões. Temos que levá-los em pista para ganhar ou perder. Isso é importante para situarmos e procurarmos sempre a evolução da nossa tropa”, comentou.

            Na visão de Roberto Ribas, a questão da mão de obra especializada é o gargalo em todo o país. Para contribuir no profissionalismo da raça, o presidente pretende fazer uma escolinha para renovar a formação de novos talentos. Segundo Ribas, um bom profissional é aquele que aprende as multifunções que a raça Mangalarga Marchador exige.