Preparativos em ritmo acelerado

Inscrições até 30 de março

  • FLÁVIA ZAGO
  • 21/03/2018
  • 11h43

 

 

 

Os preparativos para a Maior Cavalgada do Mundo seguem em ritmo acelerado. O evento, que ocorrerá no dia 7 de abril, na cidade de Caxambu (Sul de Minas Gerais) reunirá apenas cavalos da raça Mangalarga Marchador.

 

Para atingir o recorde mundial de cavalgada de uma única raça, os participantes terão que seguir nos 3 primeiros km, regras estabelecidas pela organização. Entre eles estão: estarem alinhados dois a dois, manter uma distância máxima dois animais da dupla à frente e registrar a participação nos pórticos eletrônicos fixados no início e ao término do percurso. Todos os testes foram validados nesta semana, em uma simulação técnica em Jaguariúna, interior de São Paulo.

 

Só participarão do evento cavalos registrados e chipados. Todos os cavaleiros também receberão uma pulseira eletrônica de identificação. A inscrição para participar da cavalgada é gratuita e está aberta aqui pelo portal da ABCCMM.

 

De acordo com os idealizadores do evento, o contrato com o livro dos recordes, assinado em dezembro de 2017, permitirá conceder maior visibilidade para a raça brasileira fora do Brasil. A Agro Maripá, por exemplo, um dos patrocinadores da cavalgada, nos últimos anos tem participado de eventos internacionais, como a Feira Internacional de Essen, na Alemanha, e organizado cavalgadas em Santiago de Compostela (Espanha), Vale do Loire (França) e Alpes divulgando o Mangalarga Marchador no mundo.

 

“A receptividade com a marcha do Mangalarga Marchador tem sido maravilhosa na Europa. São cavalos que aliam docilidade e valentia, com uma facilidade para montar que oferece uma marcha confortável, resistência, adestramento e grande versatilidade. Queremos celebrar com esse grande evento em Minas Gerais as características incomparáveis do Mangalarga Marchador”, diz Marcelo Baptista de Oliveira, proprietário da Agro Maripá , idealizador da cavalgada. 

 

Nas redes sociais, o evento ganhou uma hashtag (#) específica, que foi aderida por usuários do país inteiro. Algumas personalidades, como o cantor Eduardo Costa e o campeão de vôlei Serginho, entre outras, tem enaltecido o evento aos apaixonados pela raça. A marcação #maiorcavalgadadomundo na rede social Instagram tem atingido muitas manifestações.

 

Entretenimento e informação

 

Ontem o programa Resenha do Marchador, também deu o evento como pauta principal da bancada com mais de 3 mil visualizações simultâneas. Na edição, foi possível esclarecer as dúvidas dos internautas. Para assistir ao Resenha do Marchador, Clique aqui.

 

CONFIRA ALGUMAS REGRAS DO EVENTO

 

1.       Em nenhuma circunstância será permitido maus tratos aos animais;

2.       O animal deve estar em bom estado de saúde e ter no mínimo 3 anos de idade;

3.       Todos os animais envolvidos devem ser bem tratados durante todas as fases do evento;

4.       O cavaleiro tem permissão para dar instruções verbais ao cavalo;

5.       Os animais não devem usar nada corretivo, como colar de choque ou “prong”;

6.       Os animais da cavalgada devem ter espaço suficiente entre eles permitindo que eles se movimentem;

7.       A recomendação é de uma distância máxima de 2 animais entre cada cavalo. Espaços maiores do que isso não serão permitidos e desclassificará a tentativa.