3º EQUIMARCHA

Simpósio já está acontecendo

  • PAULA MAGALHÃES
  • 03/05/2018
  • 15h06

 

 

 

Começou hoje o 3º EQUIMARCHA – Simpósio de Equitação e Marcha – Primeiro Congresso Marchador do Futuro, que acontecerá até o próximo domingo, dia 06 de maio. A Palestra de Abertura foi: Marcha na Atualidade, ministrada pelo diretor da ENA, Carlos Augusto Sacchi. Conduziram o tema, os árbitros da ABCCMM, José Renato Caiado e Fabiano Bittencourt. Já a mediação ficou por conta do organizador do evento, Fernando Mello Vianna e o veterinário Gian Franco. 

Realização do Centro de treinamento Equestre Mello Vianna, com o apoio da ABCCMM, o evento será sediado na Fazenda Arrojo, em Esmeraldas (MG), onde funciona o CTE.

De acordo com Fernando Melo Viana, um dos organizadores, o maior objetivo da iniciativa é proporcionar aos criadores da raça Mangalarga Marchador, principalmente aos iniciantes, apoio e conhecimento técnico necessário para o desenvolvimento da raça e permanência no negócio. Fernandinho, também chamou atenção para outra característica do EQUIMARCHA, a interação entre criadores, treinadores e avaliadores, que estarão juntos em palestras e atividades práticas. O que segundo ele, proporciona um entendimento em comum do que se espera tanto dos treinadores quanto dos cavalos marchadores.

Durante o evento o corpo técnico da ABCCMM ministrará palestras sobre Marcha, proporcionando para as pessoas que lidam direta e indiretamente com a seleção, o treinamento e a apresentação dos marchadores nas pistas. Debates sobre as exigências atuais, as prioridades, as correções e os rumos da marcha batida e picada.

Os Árbitros da ABCCMM, sob a supervisão do diretor do Conselho Deliberativo Técnico, Carlos Augusto Sacchi, ministrarão Palestras de julgamento de marcha e morfologia, cujo objetivo, é a melhoria do conhecimento e da capacitação técnica dos participantes.

Também haverá Palestra com o tema: Adestramento de Marcha Batida e Picada com os treinadores Fernando Mello Vianna e Lucas Lira. Já a Palestra de Nutrição abordará técnicas de manejo alimentar e cuidados específicos relacionados à suplementação dos animais no haras e durante as competições equestres.

O 3º EQUIMARCHA também tratará de assuntos como: Os princípios da fisiologia do exercício, avaliação da integridade física de cada indivíduo, alívio das dores acumuladas no trabalho do dia a dia, a prevenção de claudicações, trabalhos complementares e as planilhas de treinamento para marchadores, entre outros. Ainda haverá palestra sobre a Doma dos Marchadores, com Aloísio Marins, titular da Universidade do Cavalo e parceiro do CTE Mello Vianna, que destacará a importância da abordagem correta com os animais marchadores.  Já a Preparação e a Avaliação dos Marchadores para a prova funcional obrigatória da ABCCMM, ficará por conta de Roberto Coelho Naves.