Quando a voz marcante de Mário Figueiredo anunciou o Grande Campeão da Raça de Marcha Picada da 38ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, no dia 27 de julho de 2019, foi o nome de Arlequim Serra Bela que ecoou pelos quatro cantos da Gameleira e repercutiu por todo o Brasil. Naquele momento, Arlequim Serra Bela, por mérito próprio e não apenas por ser filho de pais famosos, entrava em definitivo para história da raça.
Fruto do cruzamento entre Galante do Expoente e Sapucaí do Porto Palmeira, Arlequim Serra Bela nasceu em doze de março de 2014, no Sul de Minas Gerais. De pelagem Castanha, está prestes a completar cinco anos e meio de idade e está registrado no livro MM5 - DEFINITIVO FECHADO MACHO, desde agosto de 2017 e é pai, até o momento, de onze filhos.
Com bom retrospecto, Arlequim chegou a esta Nacional cheio de expectativa para os campeonatos de Marcha Picada. Há mais de um ano vinha se destacando em pista. Na Nacional de 2018 ganhou os títulos de: 1º Prêmio da Raça Adulto - Macho / Reservado Campeão da Raça Adulto – Macho - Marchador Ideal / Campeão Adulto Cavalo Júnior Maior Categoria e Campeão Cavalo Júnior Maior Marcha. Em seguida, competiu e foi premiado em exposições em Minas Gerais (Extrema) e São Paulo (Jundiaí e Bragança Paulista). No total, é dono 29 premiações.
Para participar da 38ª Exposição Nacional, Arlequim Serra Bela veio da Fazenda Talismã em Ouro Fino (MG), do expositor Comendador José Afonso Lauro Megale. Deu show de apresentação em pista e levou para casa os títulos de Reservado Campeão Nacional da Raça Adulto - Macho Marchador Ideal / 1º Prêmio Nacional Campeão dos Campeões de Marcha, Campeão Nacional de Marcha Cavalo, Grande Campeão Adulto d a Raça e Campeão Nacional Adulto.