Parque de Exposições de Caxambu

Sede do 33º CBM de Marcha Batida

  • PAULA MAGALHÃES
  • 07/10/2019
  • 17h38

Fundado no ano de 1948, o Parque de Exposições José Bráulio Junqueira de Andrade, é um espaço tradicional na cidade de Caxambu (MG).

O nome foi dado em homenagem ao fazendeiro José Bráulio Junqueira de Andrade, que doou parte de suas terras para a construção do parque e da sede da Sociedade Rural do Sul de Minas, que havia sido fundada anos antes, em 25 de outubro de 1943 e é a administradora do local, que recebe, anualmente grandiosos eventos. Entre eles está a 33ª edição do Campeonato Brasileiro de Marcha Batida, a realizar-se entre os dias 11 e 16 de novembro de 2019.

 

Curiosidades

Em 2017, o lugar passou por reformas. As obras, fruto de uma parceria entre a ABCCMM, a Sociedade Rural do Sul de Minas e a Prefeitura de Caxambu, promoveram melhorias como ampliação da pista de competições, construção de baias, restauração dos espaços de convivência e implantação de um novo sistema de iluminação.

Nos últimos anos, o Parque de Exposições de Caxambu vivenciou dois grandes momentos da raça. Em 2017, foi palco para as competições do 31º CBM: Marcha Batida. 

No ano seguinte, em 07 de abril de 2018, o parque foi o ponto de partida para cavaleiros e amazonas que participaram da Maior Cavalgada do Mundo com animais de uma mesma raça, evento que teve a participação de criadores vindos de todas as regiões do Brasil.