Nota de Falecimento

Newton Sturzeneker

  • FLÁVIA ZAGO
  • 19/11/2019
  • 10h28

 

 

Faleceu aos 91 anos, na madrugada de terça-feira, 19 de novembro de 2019, o criador Newton Sturzeneker, titular do tradicional sufixo Porto Azul, Anchieta (ES).

Associado desde 1977, ele era admirado no meio pela inteligência e pela característica inovadora em buscar os cavalos que tinha em mente. 

Sturzeneker foi criador multipremiado. Conquistas que modestamente chamava de sorte, na simplicidade e discrição aprendida em Minas Gerais, sua terra. Querido na raça, os amigos contam que ele analisava com esmero as crias nascidas e definia com precisão o futuro delas na tropa sem olvidar.

Newton foi o melhor criador e expositor das Nacionais de 1987, 1988, 1989 e 1990. Fez com seu sufixo Grandes Campeões Nacionais da Raça. Entre tantos destaques de sua tropa, estão Capricho e Gaiteiro do Porto Azul, dois xodós do criador. 

Sturzeneker deixou um legado, uma marca importante para a história do Mangalarga Marchador. Aos familiares, os sinceros sentimentos da Diretoria e funcionários da ABCCMM.

O velório ocorrerá a partir das 17h no Cemitério Parque da Paz; Rodovia ES 060 - Km 24,5 - Ponta da Fruta; Vila Velha / ES.