Museu Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador

O Museu Nacional do Cavalo Mangalarga é um ponto de partida para roteiros e descobertas sobre esta raça  genuinamente brasileira.

No desbravamento do Brasil Colonial, na consolidação das fazendas e cidades do interior de Minas Gerias, São Paulo e Rio de Janeiro, foram forjadas as qualidades do cavalo Mangalarga Marchador, que teve expressiva influência na historia brasileira ao participar de todos os seus ciclos econômicos, seja como meio de transporte ou tração, moeda de troca ou mercadoria.

O percusro museológico apresenta, por meio de acervo, vídeos e texto, o desenvolvimento da raça no Brasil. Suas especificidades e diferencias, a lida cotidiana e outros aspectos estão retratados na exposição de longa duração, que revela a importância do cavalo e da região onde surgiu esta raça que se espalhou e cativou apaixonados em todo mundo.

O Museu é uma realização da Fundação Barão de Alfenas, fundada em 2006 para tornar realidade um sonho compartilhado entre os criadores da raça, e da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador, em parceria com o Instituto Cultural Flávio Gutierrez.

Conheça a história do cavalo Mangalarga Marchador e saiba mais sobre sua importância para a nossa economia, cultura e desenvolvimento social.

Localizada na Praça da Matriz, no centro da cidade de Cruzília, Sul de Minas Gerias, a casa que pertenceu à Fazenda Bela Cuz, uma das fazendas pilares da raça, abriga uma sintese desta história.

Aberto de terça a domingo, das 10h às 17 horas.

Entrada: contribuição voluntária

Informações (35) 3346-1022

Facebook e Instagram: @museummarchador 

 

O Museu


Grantur Viagens e Receptivo

Conheça o Berço da Raça em nossos passeios em grupo ou privativos. Cavalgadas pelas terras do marchador e reserva de hotéis na região.