A Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) é uma entidade civil sem fins lucrativos, credenciada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para fazer o registro genealógico oficial dos animais da raça Mangalarga Marchador.

Fundada em 16 de julho de 1949 e localizada no Parque de Exposições da Gameleira, em Belo Horizonte (MG), a Associação é hoje uma das maiores entidades de criadores de equinos de uma mesma raça na América Latina.

Atualmente, a ABCCMM reúne mais de 22 mil associados ativos. Com cerca de 50 núcleos e associações regionais de criadores espalhados em todo o Brasil, o Mangalarga Marchador tem representações oficiais também no exterior, Alemanha, Itália, Estados Unidos e Argentina.

Entre Copas de Marcha e Exposições, são realizados, anualmente, mais de 250 eventos oficiais pelo país, além de 350 leilões (remates presenciais e online). A cada mês de julho, a ABCCMM promove a maior exposição de equinos de uma mesma raça na América Latina. Com participação de mais de 1.600 animais, a Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador é considerada o maior evento privado da capital mineira. Durante a mostra passam pelo Parque da Gameleira mais de 200 mil visitantes.

Considerada oficialmente por Lei Federal como “A raça Nacional” o Mangalarga Marchador caminha a passos largos, ano após ano. A raça exerce grande representatividade no cenário do Agronegócio nacional, com plantel de 700 mil animais ativos.

Sempre atenta as tendências da comunicação, a ABCCMM está presente em todas as plataformas digitais. A página oficial na internet www.abccmm.org.br, recebe mensalmente cerca de 30 mil acessos.

Também presente e atuante nas Redes Sociais, possui perfil oficial no Facebook e no Instagram (@abccmmoficial). Na página do Instagram contabiliza-se mais de 192 mil seguidores e no Facebook, 62 mil seguidores. Já em seu canal oficial do Youtube, possui 171 mil inscritos.

Em 2009, passou a produzir o programa televisivo Mangalarga Marchador TV (MMTV), transmitido por ampla grade de canais, são elas:

Canal Rural – Parabólica Analógica: banda C na Star One C2 / Parabólica Digital: Star One C2

Claro:185 e 685 / Sky: 164 / Oi:179

Canal do Criador - Parabólica / Sky: 166 / Claro: 197 e 697

Youtube – youtube.com/abccmmoficial

A ABCCMM possui, ainda, uma revista oficial em formato digital. A publicação de circulação ampla via link é direcionada trimestralmente aos associados. Uma iniciativa pioneira, lançada como tendência para diminuir custo e atuar na colaboração sustentável.


Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador
Avenida Amazonas 6.020. Gameleira. Belo Horizonte/MG. CEP 30.510-000
Contato: (31) 3379-6100

Vídeo institucional

Mangalarga Marchador – O cavalo do Brasil

Hino do Mangalarga Marchador