Olhos dos Equinos

Região exige cuidados

  • PAULA MAGALHÃES
  • 09/06/2020
  • 12h18

O manejo adequado na rotina da tropa exige diferentes cuidados, tanto com os animais, quanto com as instalações. Mas dois fatores de extrema importância nesse processo se destacam: a observação e conhecimento do comportamento de cada indivíduo. É importante estar atento aos indícios apresentados quando algo não vai bem com nossos amigos marchadores.

Mas você tem o costume de prestar atenção nos olhos do seu Marchador? Saiba que este é um hábito importante e deve estar presente na rotina diária com os equinos, já que a região dos olhos também pode sofrer com lesões ou doenças que, quando não tratadas a tempo podem comprometer seriamente a visão do cavalo.

Vale lembrar ainda que, na cadeia alimentar, os cavalos são presas e estão sempre preparados para a fuga. Por isso, são seres que se machucam com facilidade, seus olhos podem ser facilmente lesionados por galhos, ramos de árvores ou da vegetação em geral.

Então, leia abaixo alguns sinais que podem indicar a existência de alguma enfermidade nos olhos do seu marchador e que podem ser percebidos durante o manejo:

Sensibilidade à claridade

Lacrimação constante

Olhar estrábico

Pupilas dilatadas ou Miose

Inchaços e Vermelhidão

Secreções amareladas

Opacidade córnea

Uma boa dica para prevenção de afecções nos olhos dos equinos é mantê-los sempre higienizados. Retirar o excesso de impurezas com algodão limpo e soro fisiológico é uma excelente prática, já que o acúmulo de resíduos pode levar a proliferação de bactérias e o surgimento de inflamações que provocam incômodos e até mesmo danificam o tecido ocular.

Ao perceber qualquer alteração na região dos olhos, faça os primeiros cuidados de higienização e chame imediatamente um profissional capacitado para fazer a avaliação e iniciar o devido tratamento para o problema.

Atenção! Muitos medicamentos oculares possuem corticoides na fórmula. Lesões de córnea, por exemplo, não devem ser tratadas com esse tipo de substância. Por esta razão, somente o Médico Veterinário saberá avaliar o problema e receitar a melhor opção de tratamento.

Também tenha cuidado com ambiente onde os animais habitam, evite a presença de objetos e situações que possam causar algum tipo de ferimento nos olhos ou em qualquer outra parte do corpo.

 

Fica a dica!