Cólica Equina: continuação

Tipos mais comuns

  • PAULA MAGALHÃES
  • 13/07/2020
  • 09h19

Quase sempre originada pelo manejo alimentar inadequado – que provoca alterações no funcionamento do aparelho digestivo e intestino - a Cólica Equina é sempre um transtorno, tanto para os animais quanto para os proprietários e profissionais da medicina veterinária. Em matéria anterior, aprendemos a identificar os primeiros sinais de que o animal está sendo vítima de cólicas. Abaixo, conheceremos um pouco mais sobre os tipos de cólicas aos quais os equinos estão suscetíveis:

.Colite: Como o próprio nome indica, acontece como consequência de inflamações do intestino, geralmente um processo inflamatório do cólon e reto.  O diagnóstico, feito por um profissional capacitado, é concluído após exames clínicos laboratoriais e de imagem que indicarão o tratamento a seguir. Nos casos mais severos é necessário que o animal passe por cirurgia. 

.Cólica de Impacto ou Pélvica: Surge a partir de uma  obstrução intestinal em consequência da ingestão de grandes quantidades de alimento em curto espaço de tempo. Também pode acontecer quando, por algum motivo (geralmente doenças ou feridas na boca), o indivíduo não faz a mastigação correta dos alimentos. Via de regra, ocorre no intestino grosso e é diagnosticada após a realização de um exame retal. Exige ação clínica rápida.  

.Cólica Parasitária: ocorre quando há uma obstrução intestinal causada pela presença, em grande quantidade, de parasitas, especialmente lombrigas do tipo Parascaris equorum (ascarids). Mais frequente em animais jovens, requer tratamento específico e rápido. Manter a tropa sempre vermifugada é uma ótima prevenção, principalmente o plantel mais jovem, cujas defesas do organismo ainda estão em formação.

.Cólica de Gases: Ocorre comumente no intestino grosso, que sofre um estiramento de suas paredes devido ao acúmulo de gases em seu interior.  O diagnóstico é feito por um médico veterinário e confirmado por exame de imagem.

.Cólica Espamódica: surge em consequência a uma grande quantidade de contrações peristálticas no aparelho gastrointestinal, provocadas pelo acúmulo de gases dentro do sistema digestivo do cavalo. Em comum, responde aos tratamentos médicos corretos.

Vale lembrar a todos que, independentemente do tipo de cólica apresentado pelo equino, ele precisará da atenção de um médico veterinário urgentemente. Quanto mais cedo for dado inicio ao tratamento correto, maiores serão as chances de cura para o animal.

*Fique conectado conosco! Em breve falaremos sobre cuidados de manejo que podem evitar que a cólica acometa os animais da sua tropa.