Conhecimento sobre a raça

Conselho Acadêmico do MM

  • PAULA MAGALHÃES
  • 26/05/2021
  • 16h44

“Uma Ponte ligando a Universidade ao Campo”

 

A ideia surgiu para facilitar o acesso aos trabalhos de pesquisa exclusivos do MM, vários deles apoiados pela ABCCMM, bem como para criar uma interação entre os autores e as pessoas que vivem a Raça.

Estamos criando então o Conselho Acadêmico do Mangalarga Marchador – C.A.M.M. Ele será composto por todos os profissionais que realizaram ou que venham a realizar trabalhos científicos com o nossa Raça.

Algumas ações estão sendo iniciadas, mas uma em especial será de pronto muito produtiva para a comunidade do MM. A ABCCMM disponibilizará aqui no site os resumos e os links dos trabalhos. Isso tornará muito mais abrangente o conhecimento obtido pelas pesquisas. Já existe um bom volume de material nas áreas de Nutrição, Morfometria, Dinâmica da Locomoção, Fisiologia do Exercício, Ajuste de Selas, Melhoramento Genético, Manejo de Criação, Treinamento, Reprodução e outras áreas da equinocultura.

O Conselho pretende se reunir periodicamente para troca de experiências,

detecção das demandas mais urgentes a serem estudadas, bem como traçar

estratégias de comunicação - mídias interativas - para que o conhecimento

acadêmico alcance com mais eficiência o campo. Acreditamos que essa iniciativa seja também um estímulo extra para que mais profissionais se dediquem a novos trabalhos, engrandecendo ainda mais o nosso cavalo.

Para presidir o Conselho na sua fundação convidamos a Professora Adalgiza

Carneiro de Rezende, Médica-Veterinária, ex-árbitra do MM, pesquisadora

responsável por inúmeros trabalhos como autora ou orientadora por meio da UFMG.

Essa é uma indicação muito justa pela grande contribuição desta profissional para a nossa Raça. Teremos também nomes como os doutores Gustavo Gomes (Bigú), José Renato Costa Caiado, Alessandro Moreira Procópio, Mayara Gonçalves, Jéssica Lage, Raquel Moura, Bárbara Klein, Kate Barcelos, Tiago Garcia, Rafael Faleiros e vários outros profissionais.

Aproximar a Universidade dos criatórios promoverá um fortalecimento da Raça

Mangalarga Marchador sustentado pelo conhecimento.

Carlos Augusto Sacchi - ENA

Belo Horizonte – 26/05/2021