Período mais esperado do ano

Tipos de montas

  • FLÁVIA ZAGO
  • 20/09/2021
  • 11h07

 

Definida como a estação do ano em que as éguas apresentam maior número de cios e que coincide também com as épocas de maior luminosidade, a estação de monta, ocorre durante os meses da primavera (setembro) e verão e varia em meses de um país para o outro e de continente para continente. 

Atualmente, muitos criatórios obedecem a estação de monta para concentrar todos os nascimentos numa mesma época. O período facilita o manejo. 

Segundo especialistas, a idade ideal, para que os animais entrem na reprodução é a partir dos três anos. As éguas normalmente ciclam de 21 em 21 dias. Prenhas, têm uma gestação de 11 meses. 

Quando o assunto é reprodução, vale lembrar que tanto as éguas quantos os garanhões utilizados para a tarefa precisam de boa alimentação, sem excessos. Em se tratando dos reprodutores, especialistas afirmam que com uma boa assistência, os garanhões podem cobrir, sem os artifícios da biotecnologia, de 100 a 120 éguas por estação de monta dependendo da qualidade de sêmen do garanhão.  


Tipos de montas 


No Mangalarga Marchador são utilizadas dois tipos de monta, são elas: 


Monta natural ou a campo : ocorre com animais que vivem soltos na natureza (criação extensiva) e a monta conduzida ou assistida, na qual os médicos veterinários detectam o melhor momento para a cobrição do garanhão pela égua, como forma de obter melhores resultados na reprodução.


Monta conduzida: utilizada principalmente para animais de elite, é muito comum hoje em dia. É feita em bretes, através do controle folicular e normalmente envolvem o uso das técnicas de inseminação artificial (IA) e transferência de embriões (TE), que foram desenvolvidas para permitir número maior de crias por égua ao ano, a partir da utilização de receptoras.

A ABCCMM deseja aos criatórios boa sorte em toda a temporada.