Mangalarga Marchador no Triângulo Mineiro

Cavalo, família e lazer em Uberlândia

  • FLÁVIA ZAGO
  • 24/10/2022
  • 14h43

A raça Mangalarga Marchador se prepara para viver mais um importante acontecimento anual, o 36º Campeonato Brasileiro de Marcha Batida FORTEVET, que acontecerá de 2 a 6 de novembro de 2022, no Parque de Exposições Camaru, em Uberlândia (MG).

 

Organizado pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) juntamente ao Núcleo dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador do Triângulo Mineiro, o evento conta com o apoio do Sindicato Rural de Uberlândia.  

 

O CBM é o maior evento exclusivamente de marcha do Mangalarga Marchador. Com objetivo de revelar os animais de destaque no andamento da Marcha Batida, o campeonato reúne animais de Norte a Sul do país em disputas emocionantes.

 

Na última edição, realizada no Rio de Janeiro, foram 766 animais inscritos e 268 expositores, momento oportuno para criador avaliar tropa, rever amigos fazer negócios e o principal atestar a qualidade dos animais em pista. 

 

Com organização e estrutura, o Campeonato evolui anualmente no padrão de organização e no conforto para os criadores e fãs da raça.

 

A Diretoria da ABCCMM e os organizadores pensam em cada detalhe para receber os visitantes. 

 

Para a presidente da ABCCMM, Cristiana Gutierrez, o CBM em Uberlândia vai reforçar o potencial da região do Triângulo Mineiro na criação da raça. “Realizar este evento no triângulo amplia a possibilidade de enfocarmos ainda mais as aptidões do Mangalarga Marchador, um cavalo multifuncional que serve muito bem para a lida na fazenda como forte aliado para o homem do campo”, ponderou.   

 

Para fechar a programação com chave de ouro, a noite de sexta-feira, 4 de novembro será de comemoração com a 10ª edição do Marchador Fest, premiação dos destaques do Ranking do último ano hípico com os melhores animais (macho, fêmea, reprodutor, reprodutriz e castrados) da raça Mangalarga Marchador de Marcha Picada e Batida, e ainda os melhores criadores, expositores e criadores não expositores de Marcha Picada e Batida por regiões e estado, além dos núcleos e leiloeiras. 


Boa opção de passeio 


O parque Camaru estará com seus portões abertos para receber gratuitamente os visitantes. A organização do evento estima cerca de 40 mil pessoas ao longo destes cinco dias. Uma boa opção de lazer para o feriado, de 2 de novembro.  


Sobre a raça


Com mais de dois séculos de história, o Mangalarga Marchador é uma raça de cavalos tipicamente brasileira que surgiu no Sul de Minas Gerais pelo cruzamento de cavalos da raça Alter, vindos da Coudelaria de Alter Chão em Portugal com éguas da região mineira. Com aproximadamente 692 mil animais a raça é regida pela Associação Brasileira dos criadores do Cavalo Mangalarga Marchador. 

A entidade conta hoje com 22 mil associados e realiza cerca de 650 eventos anuais. 


Criação no Triângulo 


De acordo com a ABCCMM, Minas Gerais ocupa a primeira colocação na quantidade de animais e criadores no Brasil. Ao todo, são 323 mil  cabeças, quase a metade do plantel nacional . Deste total, o triângulo possui cerca de 10.328 animais e 462 criadores. 


Thiago Silveira, presidente do Sindicato Rural de Uberlândia informa que o evento será oportuno para a movimentação em vários segmentos.  "A realização deste campeonato é de extrema relevância econômica para nossa cidade, razão pela qual conta com apoio irrestrito do Sindicato Rural de Uberlândia, que não mede esforços para viabilizar sua execução. Entendemos que o acontecimento garantirá, no período de sua realização, significativo aumento na demanda da rede hoteleira e gastronômica, além da indústria logística, entre outras, gerando oportunidades de trabalho, negócios e divisas importantes para o município."

Para André Luiz Alves dos Santos, presidente do Núcleo dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador do Triângulo Mineiro, o evento será uma grande festa. Segundo ele é uma honra Uberlândia ter sido reconhecida como sede deste tão importante acontecimento. 


Informações para a imprensa 


Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador 

(31) 98405-1538 - Flavia Zago 

(31) 98942-6463 – Paula Magalhães


Em Uberlândia 

(34) 99976-1207 – Gustavo Lazzarini