Programa de Formação por Competência

Concluída as primeiras aulas de 2024

  • FLÁVIA ZAGO
  • 30/01/2024
  • 16h21

As primeiras aulas do ano de 2024 do Programa de Formação por Competência aconteceram de 22 a 27 de janeiro, no Haras Yuri, nas sedes de Jequitibá (MG) e de Silva Xavier (MG). 

Essa foi a primeira semana do Módulo Tratador de Equídeos, que também terá sequência nas semanas de 19 a 24 de fevereiro e 04 a 08 de março. 

Assuntos relevantes da criação como comportamento e bem-estar animal; inspeção, higienização e manutenção preventiva de instalações, bem como equipamentos e ferramentas, armazenamento, aproveitamento e destinação de dejetos fazem parte do conteúdo. 

Ainda na grade deste módulo haverá enfoque sobre a destinação de animais mortos, controle de moscas, roedores e animais peçonhentos; classificação dos equídeos; além das tarefas diárias do tratador de equídeos; preparo e plantio de solos para cultura de forragens e grãos.

Parceria da ABCCMM e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Minas Gerais (SENAR/FAEMG), a ação trabalha para formação de mão-de-obra especializada voltada para a raça Mangalarga Marchador, como Tratadores, Treinadores e Apresentadores (puxados, cabresto e montados) e Gerentes de Haras. 

Desde o ano passado, a ABCCMM tem investido no aprimoramento dos profissionais da área técnica, que também farão parte desta iniciativa.