Durante a 42ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, a ABCCMM busca conquistar a Certificação em Bem-estar Animal pelo programa fair4them, tornando a Nacional o primeiro evento agropecuário do mundo a alcançar esse reconhecimento.
O objetivo principal é garantir que o bem-estar dos animais seja prioridade em todas as etapas do evento, promovendo a adoção de boas práticas por criadores, expositores, organizadores, juízes e tratadores. Este manual orienta sobre as exigências do protocolo de certificação e reforça o compromisso da raça com a ética, o respeito aos animais e à sociedade.
Auditoria e Pontos de Controle
A auditoria para a certificação será feita pela TUV Rheinland, certificadora internacional acreditada no International Accreditation Forum (IAF). A avaliação seguirá os critérios do protocolo fair4them e contemplará os seguintes pontos de controle:
· Transporte e Recepção
· Infraestrutura e Equipamentos
· Inspeção de Entrada de Pista
· Julgamentos e Provas
· Clínica Veterinária
O bem-estar dos animais é um princípio fundamental para a criação do Mangalarga Marchador e a qualidade de vida dos animais impacta diretamente na evolução da raça.
Por acreditar que o bem-estar animal é um importante pilar para a evolução da raça, a ABCCMM incentiva e apoia boas práticas de manejo com os animais em todas as suas etapas, seja no dia a dia da fazenda, no transporte ou durante os eventos, garantindo a longevidade, a funcionalidade, o respeito e o fortalecimento da relação entre homem e animal.
Investir na promoção do bem-estar animal é investir em práticas que unem ética, responsabilidade e eficiência. Garantir boa alimentação, ambiente limpo e seguro, acompanhamento médico veterinário, respeito às particularidades de cada indivíduo, são ações que asseguram, além da qualidade de vida, o bom desempenho dos animais em suas funções.
Por isso, durante a 42ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, serão realizados programas de educação e conscientização entre criadores, colaboradores e profissionais envolvidos no cuidado diário com os animais.
Uma dessas ações é a construção e divulgação da cartilha de bem-estar animal, preparada especialmente para expositores e profissionais responsáveis pelos animais que participam da 42ª Exposição Nacional.