Palestra do Bem-estar Animal

Evento abordou métodos de treinamento, overtraining, doping e a necessidade de conscientização de quem lida com cavalos

  • Nicolas
  • 18/07/2017
  • 10h27

A médico-veterinária Fabiola Farinelli abriu hoje, 18 de julho, o ciclo de palestras da 36ª Nacional. O evento aconteceu no auditório do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e o tema em foco foi o Bem-Estar Animal na Equideocultura. O assunto é de extrema relevância e tem total apoio da ABCCMM que repudia e combate os maus tratos dos animais.

Durante a palestra, a veterinária não só falou dos métodos de treinamento adotados hoje, como da necessidade de capacitação profissional dos tratadores, como forma de evitar práticas como intimidação e dor nos cavalos. “Percebo hoje que a equitação ainda se encontra defasada em relação ao hipismo clássico. Outro problema é que os criadores não vão aos haras para saber o que está acontecendo, muito menos montam, e não sabem do manejo adotado pelos tratadores”, comentou.

Mas, afirmou que perfil dos profissionais que lidam no dia a dia com os cavalos está mudando e que existe hoje uma maior conscientização para o problema. Informou ainda que muitos animais vêm sendo montados antes de terem adquirido uma maturidade óssea e que isso deveria ocorrer a partir dos cinco anos, sob o risco de apresentarem diversas tipos de lesões. Segundo ela, um programa de treinamento não permitiria, por exemplo, a montaria em animais sem escore corporal, obesos e éguas gestantes após os quatro meses.

Fabíola falou um pouco do overtraining, quando o animal faz mais exercícios do que seu corpo seria capaz de recuperar, ensinou como realizar um transporte adequado dos cavalos e comentou sobre a importância de instalações seguras nos eventos para receber as tropas. Finalizou a palestra destacando que o antidoping nas competições é essencial para garantir a integridade física dos animais, bem como para uma disputa saudável nas pistas.

Terminada a explanação foi aberto um diálogo com os presentes. As principais dúvidas foram sobre animais extremamente confinados em baias, os conflitos éticos existentes entre os médicos veterinários e criadores que não se importam com o bem-estar dos animais, além de temas com o uso da Doma Racional e do respeito e da necessidade de entender os animais.