Encontros de equoterapia na programação da Nacional

Além de palestras e mesas-redondas com neurologistas, psicólogos e psicopedagogos, haverá o lançamento, às 19h30, do Livro Equoterapia Teoria e Prática volume 3, no estande da ABCCMM.

  • YAGO ROCHA
  • 21/07/2017
  • 08h41

Iniciados hoje, 21 de julho, no auditório do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), durante a 36ª Exposição Nacional do Mangalarga Marchador, os trabalhos do Encontro Técnico-científico de Equoterapia e do Encontro Mineiro de Centros de Equoterapia. Marcou presença no evento o presidente da Ande-Brasil, Jorge Dornelles Passamani.

Sobre a avaliação de tais encontros durante a mostra maior do Marchador, ele disse que a cada ano o evento melhora e que 2017 superou as expectativas de público e organização. “A Ande-Brasil se sente honrada de estar presente na Nacional do Mangalarga Marchador e acreditamos que colheremos bons frutos na área científica e na divulgação da equoterapia no Brasil e em Minas Gerais na reabilitação de pessoas com deficiências”, acrescentou. Em se tratando da utilização do Marchador na equoterapia, ele afirmou que vem estudando a raça e que ela tem um papel primordial nos andamentos utilizados na terapia.

Pela manhã os temas abordados nas palestras foram Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), pelo neurologista Dr. Rodrigo Carneiro de Campos; Abordagem do TDAH na Equoterapia, pela psicopedagoga Liana Pires Santos; Transtorno do Espectro Autista (TEA), pela neurologista Dra. Cláudia Machado; Abordagem do TEA na Equoterapia, com a psicóloga Dra. Heloisa Grubtis Freire; e Encefalopatia Crônica não Progressiva da Infância, com o neurologista Dr. Luiz Fernando Fonseca. Mais palestras e mesas-redondas ocorrerão na parte da tarde, incluindo a da Centro Universitário de Caratinga (UNEC), de Minas Gerais.

No local da palestra estão sendo comercializados os livros Equoterapia Teoria e Prática. O volume 1, por R$ 30,00 e o volume 3 por R$ 180,00. O dois está esgotado. A terceira publicação será lançada oficialmente, no estande do Núcleo de Goiás, onde haverá apresentação da obra, sessão de autógrafos e um coquetel. A solenidade está prevista para as 19h30.

A publicação é assinada pelos profissionais Daniela Genelhu Soares, Edcarlos Freire Pinto, Geralda Otone, Marlise Almeida Soares e Raquel Carvalho Ferreira, com o apoio técnico de Alessandra Prieto, Andréia Moraes, Sérgio Cirilo e Vera Home da Cruz.