Parque da Gameleira passa por obras de revitalização

Previsão é de que os trabalhos terminem com 90 dias.

  • PAULA MAGALHÃES
  • 06/03/2017
  • 16h38

Reivindicações antigas dos produtores rurais e criadores de equinos e bovinos, a revitalização e modernização do Parque de Exposições da Gameleira, em Belo Horizonte (MG), foram iniciadas com as primeiras obras. Há mais de duas décadas tais iniciativas eram esperadas e tiveram início na semana passada com a reestruturação das redes hidráulicas a cargo da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).

A previsão é de que os trabalhos se estendam por três meses e preveem a reestruturação também da rede elétrica sob responsabilidade da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), a construção de novos currais, pintura de pavilhões, instalação de duas balanças para pesagem dos animais, impermeabilização das lajes da arquibancada situada em frente a pista de julgamentos e instalação de novos banheiros. Já o Pavilhão Redondo, onde ocorrem os leilões, ganhará isolamento acústico e uma reforma do telhado.

Todo o espaço será revigorado pela Terra Engenharia e Construções Ltda vencedora da licitação. Inicialmente, os recursos destinados pelo Estado eram de R$ 5 milhões. A empresa acabou apresentando proposta de R$ 4,36 milhões, sendo selecionada pelo critério de menor preço.

O Parque da Gameleira conta com uma área de 96 mil metros quadrados, e abrange currais, baias e pavilhões, pista de areia e toda a estrutura necessária para realização de eventos agropecuários. Ele foi inaugurado oficialmente em 1938 e, hoje, abriga, além da ABCCMM mais 16 associações de equinos, bovinos, escritórios de agricultura e apicultura.

De 22 a 26 de março 2017, o espaço estará recebendo a 27ª Exposição Herdeiros da Raça e a Final do Inter-Fazendas promovida pelo Núcleo da Grande BH. Mendelssohn de Vasconcelos, gerente do Parque da Gameleira, está entusiasmado com os trabalhos de revitalização. Segundo ele, a Herdeiros não afetará o cronograma de obras. “Nesse intervalo de tempo da exposição outras áreas serão atacadas de forma a não prejudicar o evento” informou.

Os serviços para revigorar o parque são de responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), do governo do Estado.

Foto: Júlio Oliveira