Estado com grande representatividade na pecuária do pais, o Mangalarga Marchador começou a deslanchar no Mato Grosso, em maio de 2016. Depois da realização de um “Avante Marchador” em Cuiabá, muitos criadores conheceram o cavalo e despertaram interesse pela raça. A iniciativa, idealizada pela ABCCMM, com a parceria da Três Barras Promoções e Eventos, leva o MM a locais com potencial para criação, mas que ainda são pouco explorados pelo nosso cavalo.
Atualmente, são aproximadamente 400 equinos no Mato Grosso registrados junto à ABCCMM e muitos eventos realizados como cavalgadas, leilões e participação em exposições.
De tempos em tempos, a partir da demanda do Núcleo que foi formado para fomentar as ações em prol da raça, a ABCCMM promove visitas de técnicos e oferece capacitação para os envolvidos na cadeia de criação do Mangalarga Marchador.
Na última semana, o estado recebeu os serviços de um técnico. Vários associados foram atendidos e mais de 90 animais puderam ser avaliados, marcados, chipados ou resenhados.
Nesta sexta feira (02/03) também foi oferecido um curso de capacitação na área, com sucesso total de participação e lotação máxima da turma. Outras três formações do projeto Mangalarga Marchador, um cavalo para todos, estão marcadas para este ano.
Confira o reconhecimento de Álvaro de Carvalho, presidente do Núcleo dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador de Mato Grosso:
Curso Mangalarga Marchador, um cavalo para todos. Realizado nesta sexta feira 02/03, em Cuiabá, com o instrutor Emilia Renato Silva.