Apoio a Estudo Científico

Caracterização Genética e Fenotípica do MM

  • PAULA MAGALHÃES
  • 18/05/2018
  • 13h27

Parceria entre ABCCMM, a Universidade Federal de Lavras e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, deu início a pesquisa sobre a genética e o fenótipo da raça Mangalarga Marchador.

O estudo, parceria entre ABCCMM, UFLA e o Mapa, começou a partir de um banco de dados cedido pelo Serviço de Registro Genealógico da ABCCMM e está sendo realizado em etapas. A primeira parte é a caracterização genética da raça Mangalarga Marchador,  iniciada em 2016 com a coleta das amostras de pelos desses animais.

Na segunda fase da pesquisa, a caracterização fenotípica da raça é feita através da ezoognósia, que é o estudo detalhado da conformação externa dos animais, usando técnicas objetivas para avaliação da morfologia e andamento de animais (medidas lineares, angulares, os aprumos, temperamento e avaliação objetiva da biomecânica do Mangalarga Marchador).

Com a genotipagem e a avaliação morfofuncional desses animais prontas, o último passo do trabalho será estimar os parâmetros genéticos das características estudadas nesses animais, para saber se elas são herdáveis ou não.

Coordenada pelas pesquisadoras do departamento de Zootecnia da UFLA, Raquel Silva Moura, e Sarah Laguna Conceição Meirelles a análise tem como objetivo aprofundar os conhecimentos existentes sobre a genética e o fenótipo da raça, bem como a realização de descobertas inéditas e relevantes sobre o tema.

Saiba mais sobre o estudo aqui: