Abertura Oficial

Cerimônia marcada pela emoção

  • FLÁVIA ZAGO
  • 22/07/2018
  • 19h07

 

Foto: Fernando Ulhoa

  A solenidade teve início com a apresentação da banda de música da Polícia Militar de Minas Gerais com a execução do Hino Nacional. Na sequência, o discurso do presidente da ABCCMM Daniel Borja ganhou a Gameleira.

Ao lado do quadro de Diretores, Daniel  compartilhou com todos a felicidade do momento e os resultados dos  principais projetos da sua gestão. “Sejam todos bem-vindos a Exposição Nacional do cavalo Mangalarga Marchador. Sinto-me privilegiado de estar aqui representando a força da Associação e dos criadores que constroem o futuro da raça”, enfocou.

Na ocasião, ele agradeceu os funcionários da ABCCMM e reforçou a importância de cada setor da entidade na colaboração para o sucesso da Nacional. O presidente reforçou gratidão  a Diretoria, ao Conselho Superior, na presença do criador Marcelo Baptista de Oliveira, aos árbitros, técnicos além das empresas parceiras.

Ainda em discurso, Borja reforçou o trabalho e empenho da Diretoria para ajudar no fomento da raça e o atendimento aos núcleos. “Queremos o avanço do Marchador no Brasil. Nestes quase três anos de gestão, incentivamos os Núcleos com repasses para incentivar eventos que acontecem de Norte a Sul do país”, informou. 

Outro ponto alto, foi o anúncio do novo formato do projeto Selando o Futuro. Parceria da ABCCMM e da Décima Segunda Cavalaria da Polícia Militar de Minas Gerais, a iniciativa oferecerá a partir de agosto, inserção social no segmento cavalo para órfãos e filhos de treinadores.

Daniel Borja também fez questão de parabenizar o corpo docente e os alunos da primeira turma do projeto Equideocultura: Raças Marchadoras, parceria ABCCMM E PUC MINAS. Inédito no Brasil, ele destacou a importância da capacitação profissional para o mercado da raça.

 

  

Evento prestigiado 

  Entre as autoridades presentes, Dr Caio Luiz de Almeida Vieira Mello, Ministro do Trabalho, proferiu palavras parabenizando a Diretoria pelos projetos que incentivam os cursos profissionalizantes.   

Na ocasião também aconteceu a entrega das homenagens. Os Colaboradores Eméritos foram os primeiros agraciados. Na sequência, premiação das medalhas das categorias Grande Benemérito e Grande Cavaleiro.    

Entre os destaques da cerimônia, troféus para os Pilares da Raça concedidos aos tradicionais criadores Gabriel Donato de Andrade (Calciolândia),  Lúcio Flávio Segundo de Barros Wanderley (Granito) e Newton Sturzeneker (Porto Azul).

Algumas das fazendas tradicionais da raça também foram homenageadas na 37ª Nacional. A Fazenda Centenário/Tropa Gironda, a Fazenda Herdade, a Fazenda Arapoca e a Fazenda Tabatinga foram consagradas com a placa de Resgate Genético da Raça.

 

Homenagens especiais

  No palco da Exposição, o reconhecimento da ABCCMM aos 80 anos do Parque da Gameleira, concedido ao Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Amarildo José Brumano Kalil, representado pelo coordenador da Superintendência de Abastecimento e Economia Agrícola da Seapa, José Ricardo Albanez.

Pelos 30 anos de serviços prestados à Associação Mária Efigênia dos Reis foi aplaudida pelo público presente e pelos amigos da ABCCMM.

Pelos 40 anos de história, a Três Barras Promoções e Eventos, representada pelos irmãos Mário e Ricardo Figueiredo foi homenageada pela Diretoria com muita emoção.

Representado por Abelardo Santana, o criador Pio Guerra foi também homenageado nesta Nacional.   

A cerimônia transcorreu com a homenagem In Memoriam. Para proceder a entrega das placas o presidente Daniel Borja homenageou as famílias de Adhemar de Oliveira Macedo, Alberto Jorge Albuquerque Fontan, Aluízio Maciel, Bruni Hettich, Carlos Alcântara Gonçalves, Djalma de Miranda Batista, Géber Moreira, João Sérgio Reis, José Márcio Carvalho Leite, Luiz Carlos Rigo Rocha, Manuela Pereira da Matta, Reinaldo Carvalho Brandão e Walfrãn Feitosa Guerra.

 

Roberto Pinheiro

  João Roberto Pinheiro dos Santos, querido e saudoso fotógrafo Roberto Pinheiro, recebeu homenagem especial.

O Amigo de vida e profissão Célio Péricles, representando todos os profissionais da área fotográfica recebeu do presidente Daniel Borja uma placa produzida especialmente que ficará na Galeria dos Campeões.

A peça será eternizada na sede da ABCCMM e leva o trecho “ Que as novas gerações tenham inspiração no seu talento, bom caráter e profissionalismo, obrigado por tudo”, emocionou todos aqueles que tiveram a honra de conhece-lo.   Ainda para Roberto, reconhecimento dos amigos fotógrafos com a camiseta personalizada produzida para o dia.  

 

Profissionais em foco

 Durante a abertura oficial, homenagem ao corpo docente e alunos do curso de Equideocultura: Raças Marchadoras. Ao todo 36 alunos marcaram presença e foram apresentados aos presentes.

 

Entretenimento 

  Com entrada triunfante e carregando a bandeira do Mangalarga Marchador, o cavalinho que virou sensação da exposição ganhou um nome. A ABCCMM disponibilizou em suas plataformas de comunicação a campanha para a escolha entre as opções Mangalarguinho, Barão e Max, as três mais citadas pelos internautas durante um mês de ação. 

Para revelar, a mestre de cerimônias e apresentadora do programa MMTV Fernanda Hamacek, convidou o presidente. Juntos eles anunciaram o nome vencedor. “E Mangalarguinho é o nome do nosso representante, que remete ao cavalo de herança pelo Barão de Alfenas à sua neta Gabriela Amélia , informaram. A notícia foi recebida com grande festa pela criançada e fechou a cerimônia com alegria.

A cantora Rebeca Nicaroli deu o ar da graça ao evento. Em tom suave cantou o hino do nosso Mangalarga Marchador com afeição.

A cobertura completa da cerimônia poderá ser conferida no MMTV.