O Mangalarga Marchador em Brasília

Atenções voltadas para a Granja do Torto

  • PAULA MAGALHÃES
  • 10/11/2018
  • 17h52

O som da marcha, andamento característico do Mangalarga Marchador já ecoa na Capital Federal para a realização do Campeonato Brasileiro de Marcha, CBM ZEL CAFÉ 2018. Neste ano, ainda maior e mais forte, o evento acontece de forma unificada, incluindo as Marchas Batida e Picada.

O Parque de Exposições da Granja do Torto, em Brasília foi reformado e reestruturado para receber as provas que ocorrerão entre os dias 11 e 17 de novembro. Para o presidente da Associação dos Criadores do Mangalarga Marchador de Brasília, Caio Brasil, o momento é de congregação e alegria por vivenciar o movimento das pessoas e dos animais que já estão na Granja do Torto e anunciam grandes momentos do Mangalarga Marchador nos próximos dias.

Caio afirmou ainda, que para a Associação de Brasília é uma grande honra e uma grande oportunidade poder sediar pela primeira vez na história da raça uma competição unificada de marcha. Ele informou também que não é a primeira vez que o pioneirismo dessa prova acontece por lá. “O 19º CBM de Marcha Batida, que ocorreu em setembro de 2005, o primeiro fora da Gameleira, em Belo Horizonte, foi realizado na Capital Federal e nossa regional era presidida pelo criador Aderbal Jurema. Em 2005, Brasília teve a oportunidade de inovar, sendo a primeira cidade a receber o CBM itinerante e agora, 13 anos depois, fomos agraciados com o primeiro CBM de Marcha Picada e Batida, motivo de satisfação”, relatou Caio.

O presidente da Associação dos criadores de Brasília revelou que o desafio em unificar os campeonatos de Marcha Batida e Picada surgiu durante a Exposição Especializada de Brasília, realizada em abril de 2017. Na ocasião, a Diretoria da ABCCMM estava presente, e todos perceberam que a estrutura da Granja do Torto facilitaria a realização de um evento de tamanha dimensão, como o CBM ZEL CAFÉ 2018. Previsão que se confirmou posteriormente.

Caio Brasil lembra que junto ao CBM ZEL CAFÉ, serão realizadas também a Exposição Especializada de Brasília e a Exposição do Criador. O que segundo ele, têm provocado ainda mais expectativa e motivação em criadores de todo o país, mas especialmente nos núcleos vizinhos, Goiás, Tropeiros de Minas e Triângulo Mineiro, com os quais têm parcerias. “Isso se deve, principalmente, pela inovação de julgarmos os dois campeonatos de forma unificada. Não bastasse, Brasília proporciona uma infraestrutura aeroportuária com voos vindos do país inteiro, rede hoteleira completa e acessível, a cidade é patrimônio mundial da humanidade e conta com obras maravilhosas.”, destacou.

 

Momento Histórico

A realização deste CBM tem sido motivo de satisfação e orgulho para os criadores da região e para a Associação de Brasília, porque, de acordo com Caio, demonstra a confiança da Diretoria da ABCCMM na regional. “Para todos os criadores da capital federal e do Centro-oeste é a oportunidade de receber os criadores de fora e mostrar o que temos de melhor na nossa região”, enfatizou.

 Para finalizar, ele afirma que os criadores que participarão do CBM ZEL CAFÉ viverão um marco na história da raça, “Receberemos as pessoas, os animais para fazer uma grande confraternização. O diferencial será realmente a unificação, ou seja, trazer as Marchas Batida e Picada para um só lugar.

Caio encerra a entrevista fazendo um convite. “O cavalo é o maior embaixador do nosso planeta, sempre aproximando as pessoas. Então, vamos aproveitar esse encontro para estreitar nossos laços de amizade, um dos maiores prazeres na criação de cavalos. Aguardamos toda a família Mangalarga Marchador aqui em Brasília, para que possamos, juntos, viver mais um momento inesquecível da nossa raça. Que Deus nos abençoe”, concluiu.