Reunião do CDT

Especialista em Podologia Equina abriu o encontro

  • PAULA MAGALHÃES
  • 30/04/2019
  • 19h19

O Conselho Técnico da ABCCMM (CDT), se reuniu nesta terça-feira, dia 30 de abril.

Para abrir os trabalhos, o médico veterinário, ferrador e especialista em Podologia Equina, Luiz Gustavo Tenório, proferiu palestra para os membros do CDT, criadores e demais profissionais da raça.

Na abertura do encontro, o presidente do CDT, Carlos Augusto Sacchi, falou aos presentes sobre a importância do debate com especialistas para o embasamento das decisões do Conselho, “Quanto mais informação e conhecimento disseminarmos, melhor para a formação da cultura equestre.”, pontuou.

Em mais de duas horas de apresentação, Luiz Tenório destacou a importância de se respeitar a anatomia e conformação do indivíduo, priorizando o acompanhamento dos membros do animal desde o seu nascimento, levando em conta o ferrageamento e a qualidade dos cascos.

Um dos pontos mais discutidos entre Tenório e o público presente foram às práticas de casqueamento e ferrageamento e implantadas no dia a dia dos criatórios da raça. O especialista também apontou a necessidade da produção de conhecimento cientifico para embasar as medidas praticadas no Mangalarga Marchador, “Precisamos formar mão de obra qualificada, o nosso conhecimento está pulverizado e não há garantias de efetividade, é preciso mudar os hábitos, estudar, promover conhecimento técnico”.

Outra questão abordada pelo ferrador foi a nutrição "Nós temos hoje um uso abusivo de suplementos, quando na verdade, precisaríamos manter o animal bem alimentado, não podemos substituir a boa ali mentação por suplementação. Esses produtos devem ser apenas um complemento.", afirmou o palestrante.

Logo após o fim da palestra, os membros CDT se reuniram no auditório da ABCCMM para deliberar sobre a regulamentação dos cascos no Mangalarga Marchador. O tema está em discussão no Conselho.  

Em breve, todo conteúdo da apresentação de Luiz Tenório poderá ser assistido na integra através canal da ABCCMM no Youtube, @abccmmoficial.