O MM nas pistas

Saldo de 2019

  • PAULA MAGALHÃES
  • 09/01/2020
  • 17h50

Se sobrou marcha, beleza também não faltou aos mais de 33 mil exemplares da raça inscritos para as pistas de todo o Brasil ao longo de 2019.

Esse grupo de marchadores participou de Exposições (Especializadas e Inéditos) e Copas de Marcha que ocorreram em 17 estados da federação, foram 274 eventos oficiais chancelados pela ABCCMM.  Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro foram os três estados que mais sediaram eventos.

Dos 29.709 animais julgados no ano passado, apenas uma seleta tropa composta por 548 animais ostenta os títulos de Campeão e Reservado Campeão de Marcha ou Morfologia. Alegria que recompensou criadores, expositores e apresentadores que se dedicaram por meses.

Foram julgados 20.906 animais de Marcha Batida e 8.803 de Marcha Picada, que desde o retorno às pistas tem se destacado tanto pelo número expressivo de participantes, tanto pela qualidade dos animais apresentados.

Leilões

E o ano que passou também foi de destaque no número de pregões realizados na raça, 394 leilões que ofertaram cerca de 14 mil marchadores. Até o momento, a movimentação financeira é de R$127.046.773,78. Dados que podem sofrer alterações, já que algumas leiloeiras ainda estão dentro o prazo para envio de relatórios finais.

Recorde

No mês de novembro em Jurerê Internacional, Florianópolis (SC), o Leilão de Elite (Haras Figueira, Haras Aurora e Haras da Ilha), ofertou 94 lotes de animais e embriões e arrecadou R$ 8.706.000, 00. Maior pregão do ano e segundo maior leilão da história do MM.

Selo de Verificação

Em setembro do ano passado, a ABCCMM lançou o serviço de consulta aos lotes em leilões chancelados. No selo localizado abaixo do banner de divulgação, é possível verificar a existência ou não, de pendências relacionadas aos produtos ofertados.