Saúde e Bem-estar

A Coluna dos Equinos

  • PAULA MAGALHÃES
  • 29/01/2020
  • 12h40

Respeitar as fases de desenvolvimento dos animais é essencial para a garantia e manutenção da saúde, bem-estar e produtividade dos indivíduos.  Leia abaixo o texto do Diretor Executivo da ENA, Carlos Augusto Sacchi sobre a Coluna dos equinos.

“A coluna dos equinos é um eixo de sustentação e de transmissão de força. Anatomicamente ela é composta pelas seguintes vértebras:

C7 T18 L6 S5 Ca15 a21


-Pescoço: Atlas, Axis e mais cinco vértebras cervicais

-Cernelha: Apófises espinhosas da 2º à 7º vértebras torácicas

-Dorso: 8º à 18º vértebras torácicas

-Lombo: 6 vértebras lombares

-Garupa: 5 vértebras sacrais

-Cauda: 15 a 21 vértebras caudais

Os diferentes posicionamentos da coluna durante a equitação interferem diretamente na locomoção do equino. Assim, é importante que o cavaleiro tenha conhecimento para poder extrair do animal o melhor desempenho sem que isso traga prejuízos à sua integridade física.

Há uma série de problemas que acometem os cavalos e que podem ter sua origem na coluna vertebral.

Dentre esses problemas, muitos são reflexos da precocidade com que se tem realizado a doma e o treinamento do Marchador.

Fique atento quanto à alimentação, ao manejo e à intensidade dos trabalhos e sempre procure adequá-los à idade do seu animal!”

 

Imagens: Autor Desconhecido/Internet 

 

Acompanhe também nossas Redes Sociais e caso tenha alguma dúvida ou sugestão, envie-nos por direct pelo Instagram @abccmmoficial.